5 Dicas De Educação Financeira Para Estudantes Universitários

O gerenciamento das finanças, investir da maneira correta, poupar o dinheiro, saber fazer uma boa administração das finanças em geral é essencial para os estudantes universitários. Mas essa educação financeira está distante da realidade de muitos jovens no Brasil.

De acordo com uma pesquisa realizada pela SPC Brasil 47% das pessoas da geração Z nascidos entre 1995 e 2010, não controlam seus gastos, motivos como não saber fazer, preguiça e falta de hábitos ou disciplina são muito comuns.

Segundo Marcela Kawauati, “as principais dívidas são as tradicionais, e o cartão de crédito ainda é muito presente. Vale lembrar que, nessa fase da vida, o cartão de crédito provavelmente é usado para pagamento de contas do dia a dia, e não de contas básicas.”

Um dos fatores principais para que os jovens tenham esse descontrole financeiro é porque a maioria não obteve educação financeira no ensino fundamental e médio, além de não ter esse ensinamento em casa.

De acordo com uma pesquisa do IBOPE apenas 38% aprenderam noções de educação financeira na adolescência, 24% tiveram contato com o tema na juventude e 14% aprenderam sobre finanças pessoais somente na fase adulta.

Se você, caro estudante, se identifica com a realidade de não ter educação financeira saiba que ainda dá tempo de mudar hábitos e começar a ser organizar financeiramente. Por isso, nesse artigo vamos te dar dicas básicas, mas que são essenciais para construir um futuro financeiro melhor.

 

Qual A Importância Do Planejamento Financeiro Para Estudantes Universitários?

No período de estudo gastos como mensalidade, transporte, custos de materiais, alimentação entre outros acabam pesando no orçamento de muitos estudantes. Ao mesmo tempo, é uma fase onde você tem mais responsabilidades e gastos essenciais, mas que também a maioria das pessoas querem ter experiências e aquisições que acabam custando muito alto. Ou mesmo, planejam um futuro de adquirir um imóvel, comprar um carro, entre outros sonhos que precisam de um investimento à longo prazo.

Nesse sentido, se o seu desejo é começar a investir nos seus sonhos não precisa esperar terminar o curso para começar a investir e se organizar financeiramente. Na verdade, quanto mais cedo, melhor.

Nesse artigo vamos te dar dicas para você começar a se organizar financeiramente!

 

5 Dicas De Planejamento Financeiro Para Estudantes Universitários

 

  1. Avalie Seus Hábitos Financeiros:

Antes de tentar mudar é necessário você compreender quais os hábitos financeiros. Você gasta muito sem  necessidade? Quais são os seus hábitos de consumo? Faça essa análise e escreva.

 

2. Faça Um Planejamento Financeiro:

Depois de avaliar seus hábitos financeiros é hora de se planejar financeiramente!

-Você deve separar seus gastos fixos e variáveis. E lembrando que a soma dessas despesas não pode ser maior do que o valor mensal que você recebe.  Por isso some as empresas fixas e variáveis.

– Depois de você fazer o alinhamento das finanças veja quais delas podem ser dispensáveis. Por exemplo: idas ao shopping, ir no Mac toda sexta-feira, ou comprar muitas roupas em lojas online, será que é necessário?

– Busque ferramentas que e ajudam a organizar  suas finanças. Planilhas, softwares, atualmente existem diversos apps de organização financeira como:  Mobils, Olivia, Minhas Economias, Organizze, Money Lover, Minhas Finanças e Splitwise.

3. Conta Para Estudante:

Você pode optar por uma conta universitária, onde você poderá economizar. É uma modalidade  onde instituições financeiras oferecem serviços para estudantes com os serviços tradicionais como empréstimos, taxas menores, acesso mais fácil ao crédito sem que precise comprovar renda.   

4. Bom Financiamento De Mensalidades:

Outra dica para você manter suas finanças  evite empréstimos estudantis, esse é um grande erro que muitos estudantes acabam cometendo. Os empréstimos têm altas taxas de juros, por isso é importante avaliar que você pode acabar entrando em uma bola de neve.  Busque sempre estar fazendo as provas internas que garantem desconto, pagar a mensalidade no dia para evitar juros sobre o boleto e também buscar tirar boas notas, ter presença frequente nas aulas que pode te garantir descontos na mensalidade.

 

5. Economize

Você costuma sair muito com os seus amigos e gastar dinheiro? Já falamos aqui sobre a importância de analisar seus hábitos de consumo, e a separação dos gastos. Mas temos algumas dicas para você economizar: busque comprar a vista, diminua a quantidade de passeios que você sabe que vai gastar mais do que deve. quando for comprar comida não vá com fome, pois estudos comprovam que quando estamos com fome costumamos consumir além do que é necessário e use um método de organização financeira que te possibilite economizar.

Você pode também aderir ao planejamento dos 50-30-20.

50% – gastos essenciais – conta de luz, água, aluguel…

30% gastos não essenciais – passeios, maquiagem,  determinadas plataformas digitais.

20% gastos essenciais –  esse valor é guardado para que você invista nos seus planos à longo prazo.

Usando esse método você consegue equilibrar seus gastos e realizar metas e sonhos a médio e longo prazo.

Gostou dessas dicas? Então não perca tempo e comece a colocar em prática.  Mas tenha paciência com o seu processo de aprendizado. Para ter acesso a mais conteúdos sobre o mundo universitário acesse o blog da Universidade Zumbi dos Palmares!

A Zumbi dos Palmares é uma universidade que tem por objetivo a inclusão de jovens negros e de baixa renda no ensino superior.  Temos diversos cursos com um valor baixo e acessível, Venha conferir!

 

 

 

 

 

 

 

Educação financeira para universitários: entenda a importância de se organizar na faculdade.  Shots. Publicado em 28 de Julho de 2022.

SOLDI, Dimas. Apenas 25% dos jovens de 18 a 30 anos fazer controle financeiro. Agência Brasil. Publicado em 27 de outubro de 2019.

Apenas 21% dos brasileiros tiveram educação financeira na infância. Exame. Publicado em 27 de abril de 2020.

5 dicas de finanças pessoais para estudantes universitários. Study in the USA. 20 de março de 2021.

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!