OAB: Exame da Ordem de Advogados do Brasil

 

Conhecido como OAB, o Exame da Ordem de Advogados do Brasil é uma avaliação indispensável para advogar como mecanismo para aprovar a capacitação do bacharel em Direito para o exército no campo da advocacia. 

O modelo de exame da OAB é composto por duas provas, uma com 80 questões múltipla escolha em que se deve acertar no mínimo metade para a realização da etapa seguinte, a avaliação prática. Nesta segunda prova, o avaliado deve responder às quatro questões referentes ao enunciado: uma peça profissional. Cada etapa é composta de no máximo 5 horas para a conclusão.

Os conteúdos cobrados nas avaliações são desde os estatutos da Advocacia, da OAB, tal como seu Regulamento Geral, Filosofia, Direitos Humanos e Código de Ética e Disciplina do Direito que, juntos compõem, minimamente, 15% da prova. O restante da prova aborda os grandes campos que regem o Direito:

  • Civil;
  • Empresarial;
  • Penal;  
  • Tributário ou do trabalho;
  • Constitucional;
  •  Empresarial;

A escala de pontos difere nas duas provas: enquanto na primeira pode variar de zero a oitenta pontos, já na segunda, a pontuação máxima é de dez pontos. Atualmente, a realização da prova sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que proporciona o cumprimento da Lei 8.906/94 que descreve a Ordem dos Advogados do Brasil como “órgão de representação, defesa, disciplina dos advogados”. 

Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress