As ramificações da Pedagogia: áreas de atuação

As áreas de atuação de um pedagogo abrangem diversas esferas do ensino, é recorrente pensar que o curso de pedagogia se volta a formar professores para os ensinos fundamentais e médios, entretanto, este campo de estudo possui diversas ramificações, mesmo dentro destes ambientes tradicionais quando se fala de pedagogia.

Dentre eles, a atuação do pedagogo em instituições de ensino não se prende apenas a tornar-se professor: supervisão, psicopedagogia, orientação, coordenação e até direção são atuações que a formação da pedagogia permite. Em órgãos públicos é possível até planejar ou revisar políticas públicas educacionais. A didática do ensino é um fator que deve ser realizado pelo pedagogo, que fica responsável pela análise de conteúdos voltados para o público infantil, incluindo a parte de editoria de livros, didáticos e paradidáticos.

Mas não se limitando ao ambiente escolar, o profissional da pedagogia pode trabalhar em empresas privadas nas áreas de responsabilidade social, por exemplo, esse cuidado social pode expandir-se para trabalhos em ONGS, onde é possível coordenar programas em apoio a comunidade social que exige algum tipo de cuidado específico. A recreação emocional, que pende para a área de saúde, de certa forma, inclui o âmbito social, já que muita das vezes é um recurso adotado para apoiar crianças e adolescentes internados para tratamento, que ainda estão na fase estudantil.

Para melhor atender um recorte da pedagogia alguns treinamentos de especialização são oferecidos para as áreas de gestão escolar, pedagogia social, orientação vocacional e pedagogia para educação especial (ambas num plano de inclusão), desenvolvimento de práticas e conteúdos escolares específicos para crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais. Este amplo mercado cresce com a revolução das mídias digitais e expande até para a pedagogia EAD (ensino a distância), o que cria uma maior demanda e oportunidades ao profissional da educação.

Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress