P&G Racial 360ª Passa a Articular o #RacismoZero Focado nos Ambientes de Consumo

São Paulo, 24 de janeiro de 2022 – A P&G, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, assume papel de articuladora do #RacismoZero, programa idealizado e desenvolvido pela Universidade Zumbi dos Palmares como forma de desconstruir, até eliminar, as manifestações de ódio e intolerância racial dentro dos ambientes de consumo.

De acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva, 71% da população negra (pretos e pardos) afirma ter visto pessoas negras sendo discriminados em estabelecimentos comerciais como lojas, shoppings e supermercados; 69% das pessoas negras entrevistadas já foram seguidas por seguranças em lojas, número que sobe para 76% ao tratar somente de pessoas pretas. E, segundo o PROCON, 65% das pessoas autodeclaradas pretas afirmam já ter sofrido discriminação.

Baseado em números alarmantes como esses e na visão de que apenas políticas e ações efetivas serão capazes de gerar transformações em nossa sociedade, o #RacismoZero surge apontando o paralelo existente entre o E (Environmental, ambiental em português) e o S (Social) do ESG: enquanto as emissões de gases de efeito estufa degradam as condições de vida no planeta, as emissões de ódio e intolerância racial atacam a humanidade das pessoas negras devido à sua cor, submetendo-as a condições precárias até no momento de gastar seu dinheiro.

“O propósito da P&G é melhorar a vida das pessoas, e fazemos isso por meio de nossos produtos, que estão presentes em 9 de cada 10 lares brasileiros. Esse é um protagonismo grande, por isso, temos o compromisso, hoje e no futuro, e a responsabilidade de atuar no combate ao racismo em todos os ambientes sociais, assim como nos de varejo e consumo, locais onde os brasileiros encontram nossas marcas e produtos. Essa é uma jornada necessária, com impactos significativos para toda a sociedade e, também, para a cadeia de negócios. Afinal de contas, o propósito é tão importante quanto o serviço. Então, queremos, em breve, ver a transformação para que todos possam ser livres para viver seguramente em qualquer lugar”, afirma André Felicíssimo, presidente da P&G Brasil.

A atuação do #RacismoZero começa no entendimento de que o racismo está presente na estrutura da nossa sociedade, fazendo-se necessária a oferta de ferramentas para que cada pessoa seja capaz de entender para agir.

“O #RacismoZero é uma construção conjunta, uma condição a ser alcançada e que demanda a adesão de todos. E como isso é possível? Primeiro, é necessário reconhecer que o racismo existe e faz parte da nossa cultura, da nossa linguagem, moldando ações que agridem a pessoa preta ou parda em sua dignidade, em sua identidade. Dado o primeiro passo, é preciso agir, e não apenas para corrigir a sua própria maneira de pensar, mas também não aceitando a postura racista de quem quer que seja. Essa é a mudança que o programa busca inserir na sociedade brasileira: o Despertar da Atitude Antirracista” explica José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.

Complementando os pilares do #RacismoZero, o Programa atua para qualificar, identificar e promover Ambientes Seguros – empresas e estabelecimentos que colocam o respeito à diversidade étnico-racial como base de sua política de relacionamento -, e ainda oferece acolhimento às vítimas por meio do Acolhe.black, a primeira plataforma mundial de atendimento psicossocial, suporte jurídico e apoio psicológico gratuitos operada por equipes de profissionais negros.

A articulação do Programa junto ao trade passa a integrar o P&G Racial 360, que promove iniciativas com foco em gerar mudanças reais e duradouras para solucionar o racismo estrutural presente no país, focando em quatro frentes: as marcas por meio da representatividade e campanhas, os colaboradores com a ação de recrutamento e de educação, como o P&G para Você, a comunidade por meio de doações e o recente projeto Cria da Quebrada. Saiba mais sobre as iniciativas de compromisso com a equidade racial da P&G através do link https://br.pg.com/pg-racial-360/ .

 

Sobre a P&G

A P&G atende quase 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo com suas marcas. A empresa conta com um dos portfólios mais fortes de marcas líderes, confiáveis e de alta qualidade, incluindo Always®, Ariel®, Aussie®, ClearBlue®, Downy®, Gillette®, Gillete Venus®, Head&Shoulders®, Herbal Essences®, Metamucil®, Old Spice®, Oral-B®, Pampers®, Pantene® e Vick®. A comunidade da P&G opera em aproximadamente 70 países. Acesse o site para encontrar as notícias mais recentes e informações detalhadas sobre a P&G e suas marcas, ou acesse @pgcareers para conferir nossas vagas em aberto.

 

Sobre a Universidade Zumbi dos Palmares

Criada em 2004, é uma instituição brasileira de ensino superior, primeira e única universidade da América Latina idealizada por negros e voltada para a inclusão do negro na sociedade. Além de cursos de graduação, a Universidade oferece também cursos de especialização em Direito Público, Direito Empresarial e Cultura Africana. A instituição está localizada na Av. Santos Dumont, 843 – Bom Retiro, São Paulo – SP. Para conhecer mais sobre o Programa, acesse www.racismozero.com.br e www.acolhe.black.

 

Confira algumas fotografias do evento Racismo Zero:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato para imprensa – P&G

Giovanna Souza – giovanna.souza@ketchum.com.br

Pamela Passarella – pamela.passarella@ketchum.com.br

 

Contato para imprensa – Universidade Zumbi dos Palmares

Luciana Frei – Luciana.lgfpress@gmail.com

 

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!