A Importância Do Ensino Superior Para O Desenvolvimento Profissional

 

Antigamente o ensino superior já era muito importante para que uma pessoa conseguisse melhores funções e serem melhores remuneradas dentro das empresas, hoje essa realidade é ainda maior. Basta ver na atual situação em que se encontra nossa sociedade no seu restabelecimento. Depois de uma pandemia que fez com que as pessoas trabalhassem em casa. Exigindo novas habilidades dos profissionais sobre a tecnologia.

Contudo, não foi só essa a questão que de fato aumentou a exigência do mercado em relação aos profissionais, mas o mercado cada vez mais competitivo. O que faz com que cada vez mais os profissionais precisem de qualificação.

Vamos entender primeiro quais são as áreas onde cursar uma graduação pode refletir positivamente.

 

A Importância Do Ensino Superior

Primeiro, para responder essa pergunta é preciso entender que a graduação não é único fator que te fará bem-sucedido em qualquer que seja a área da sua vida, ela poderá sim contribuir positivamente. Porém, é preciso, sobretudo, não atribuir esse sucesso ao curso em si. Parece até contraditório dizer que algo tão buscado pela sociedade não seja garantia de sucesso. Mas a verdade é que não é mesmo! Contudo, ainda que não seja garantia, como a maioria das coisas na vida, tem sua importância.

A vida é complexa, o modelo econômico capitalista é complexo.  Assim como o planeta gira, tudo pode ser mudado. Mas justamente porque nada é garantia é preciso entender que exatamente diante dessa instabilidade é preciso criar uma base e estrutura cada vez maior. Sendo um dos principais caminhos o ensino superior  – a educação.

Como bem disse Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. De fato, a educação não é o fator excludente de sucesso de uma sociedade, mas um pilar importante. E ela não acaba simplesmente quando o ensino médio se finda, mas se perpetua ao longo dos anos.

 

Em países como EUA existe o conceito de Lifelong Lerning. Onde baseia-se na ideia de que o aprendizado não tem um fim, mas deve ser mantido ao longo da vida. Esse aprendizado e essa ideia de continuidade ainda que não tão enraizada. É importante no sentido de levar o conhecimento como algo além de servir ao mercado, mas na sua evolução com indivíduo.  O ensino superior pode ajudar as pessoas no âmbito pessoal e social.

 

 Ajudando As Pessoas

Vida Social: O ambiente da graduação te permite experimentar o que podemos caracterizar como diversos ângulos diferentes de enxergar a vida. Não é atoa que é um ambiente de muitos embates de pensamentos. E até mesmo de conhecer diversas culturas já que muitas vezes são pessoas bem diferentes que estão no mesmo ambiente. Trazendo pluralidade e ampliando a percepção sobre o mundo.

Pessoal: Quando você faz o ensino superior suas chances de ocupar funções melhores aumentam, e conseguindo, você tem maior oportunidade de realizar os seus desejos pessoais. Além disso, também, dependendo do conhecimento você pode usar para melhorar sua relação com você mesmo e as pessoas ao seu redor.

De fato, a graduação poderá te levar a incríveis lugares, contudo, é necessário desmistificar um conceito que ainda faz parte da nossa sociedade, “faça faculdade para ser alguém na vida”

 

 Preciso De Graduação Para Ser Alguém Na Vida?

Um indivíduo não é alguém quando faz o que quer que seja.  Em matéria ele existe e é apresentado ao mundo.A partir disso, vamos nos desenvolvendo, a partir do que já somos. A faculdade jamais pode ser a ideia de te legitimar como ser humano, pois você já é em sua essência humano e importante. Ela deve ser para te ajudar no trajeto dos seus sonhos, mas jamais para definir quem você é.

Por isso, que é importante também falarmos de acessibilidade em relação a graduação. No sentido de que, quanto mais pessoas tiverem acesso, mais oportunidades de realizar os seus sonhos. E menos essa ideia elitizada da graduação que cria esses pensamentos errôneos de: “você só é alguém quando faz faculdade”, para o pensamento de “já sou alguém e quero aprender mais para ser ainda mais qualificado.

Tenhamos, portanto, cada vez mais universidades com comprometimento em abrir caminhos para que mais pessoas tenham acesso ao ensino.  Como a Universidade Zumbi dos Palmares.

acesso

 

Conheça A Universidade Zumbi Dos Palmares

A Zumbi dos Palmares é um exemplo de universidade  que tem por objetivo a inclusão de pessoas negras ou de baixa renda ao ensino superior.

De acordo com um Censo realizado em 2019 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 8,6 milhões de pessoas foram matriculadas no ensino superior. Porém apenas 613 mil declararam-se pretas. Portanto, é necessário abrir caminhos para que as pessoas tenham acesso à universidade. E que ela seja um ambiente com cada vez mais um ambiente plural, e não elitizado. Onde você seja visto como alguém importante, que quer construir um futuro melhor!

Para ler mais artigos relacionados ao sistema educacional, visite nosso blog!

 

 

 

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!