Advocacia na Prática foi o tema do segundo dia da Semana Acadêmica da Zumbi

A palestra desta terça-feira, 15, da Semana Acadêmica da Zumbi teve como tema “Advocacia na Prática”, com os professores Robson Ferreira, Evandro Fabiani Capano e Fernando Fabiani Capano.

O professor Robson ressaltou a importância do tema. “No semestre passado tivemos mais de 20 trabalhos de conclusão de curso tratando da Lei Maria da Penha”, disse.

Além de importante, o professor Evandro Capano destacou que a lei tem suas peculiaridades e, por isso, é muito urgente que se fale sobre elas. “A diferença é a circunstância elementar. É estar em uma situação de violência doméstica, por exemplo. Se encaixar na Lei Maria da Penha não muda a questão penal”, explicou.

Já o professor Fernando Capano fez um breve histórico sobre sua formação e falou sobre o papel do advogado na quebra de pilastras que aprofundam as desigualdades sociais. “Estamos mergulhados em uma sociedade extremamente desigual, extremamente violenta”, disse. “O jurista precisa ser essa pessoa que faz a diferença para a sociedade e a Zumbi dos Palmares nos traz essa possibilidade”, concluiu.

Ao final houve o lançamento da segunda edição do livro “Advogando na Lei Maria da Penha” (Dia a Dia Forense Editora), de autoria dos irmãos Capano. A obra analisa o sistema técnico-legal utilizado na positivação da Lei 11.340/06 e traz ponderações sobre agressões envolvendo casais homoafetivos cisgêneros.

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!