Como Aprender Um Conteúdo Mais Rápido E Melhor

 

 

Você se empenha, presta a atenção nas aulas, estabelece um cronograma de estudos, mas sente como se não absorvesse nada do que estudou — até mesmo pelo excesso de informação que chega até você! É claro que o processo de absorção do conteúdo é desafiador, aprender nunca foi e nem será fácil! Contudo, pode ser mais leve dependendo da forma como você leva os seus estudos.

Nesse artigo você vai conhecer algumas técnicas que podem te ajudar a absorver o conteúdo e assim alcançar os resultados mais eficientes no estudos,  beleza?

 

  1. ESCREVA!

Na era digital que estamos vivendo pegamos o costume de escrever trabalhos  e deixar o conteúdo “salvo na nuvem”, mas acredite, essa técnica mais antiga que é simplesmente escrever com as mãos, ainda pode ser muito útil no seu processo de aprendizado. Isso acontece porque escrever é também uma maneira do nosso cérebro registrar informações e não deve acontecer só na escrita online, mas manual. Por isso, anote sempre o conteúdo aprendido! Em formato textual, pontuando os mais importantes através de mapas mentais, não deixe de escrever! Beleza? Além disso, utilize belos e coloridos marca-textos de diversas cores, como você preferir!

 

  1. FAÇA A AUTOEXPLICAÇÃO

Quando explicamos para nós mesmos o conteúdo estudado, isso faz com que nosso cérebro saia da inércia e processe mais e melhor as informações estudadas.  Portanto, diga em voz alta o que aprendeu a cada vez que você estudar um conteúdo, esse processo precisa ser constante e será muito importante para a absorção do aprendizado.

  1. FAÇA ASSOCIAÇÕES

Se você tem muita dificuldade com alguma matéria pode usar associações para decorar aquele conteúdo com algo comum do seu dia a dia. Como por exemplo utilizar siglas e acrônimos (palavras que são formadas por meio da junção sílabas iniciais ou letras) assim você consegue memorizar melhor, fazendo a decoreba dessas palavras.

Outra forma de fazer associações pode ser através de mapas mentais que podem te ajudar a conectar ideias, inclusive,  trazendo percepções únicas sobre aquelas ideias e isso faz também com que você guarde as informações por mais tempo.

 

  1. VISUALIZAÇÃO A INFORMAÇÃO

Mais conhecido como o método Loci baseia-se em você visualizar uma casa e assim associar os cômodos com informações, assim por exemplo, ao abrir um armário da cozinha você encontra uma fórmula de física, em outro cômodo uma fórmula de matemática cômodo e assim por diante.

 

  1. TÉCNICA DA CORRENTE

Você curte histórias e costuma lembrar muito bem de informações narradas? Então é interessante você testar a técnica da corrente. Ela se baseia em criar uma história em torno de um conceito estudado para explicar um conceito, assim quando você lembrar da história, também lembrará do que estudou.

 

  1. ESTUDE EM DIFERENTES LUGARES

Não estude sempre no mesmo lugar! Mudar o ambiente de acordo com a matéria que você está estudando pode te ajudar a organizar a informação. O externo pode influenciar o processo interno de memorização! Então que tal explorar os mais diversos cômodos da sua casa? Bibliotecas? Parques? Enfim, conforme você puder e achar interessante, use sua criatividade!

Sobretudo, apesar dessas técnicas terem sua eficiente é muito importante ter uma rotina de estudos, se organizar e ser persistente irá garantir o resultado que você deseja. Utilize as técnicas para complementar seus estudos, mas lembre-se que a constância é um dos principais segredos para aprender qualquer coisa!

Para ter acesso a mais conteúdos sobre educação, acesse nosso blog! E se você está planejando-se para começar uma faculdade conheça também a nossa Universidade Zumbi Dos Palmares com diversos cursos de graduação e pós-graduação. Acesse nosso site!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Estude aqui. Disponível em: https://www.estudaqui.com/blog/concursos/tecnicas-memorizacao-estudos/

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!