“Dona Ruth: festival de teatro negro de São Paulo” celebra os 100 anos da atriz

O centenário da atriz Ruth de Souza (1921-2019) será celebrado na terceira edição do “Dona Ruth: festival de teatro negro de São Paulo”, que promove o encontro, a expressão, a reflexão e o diálogo entre artistas, grupos e público dedicados aos teatros negros. A partir desta quarta-feira (20) até 31 de outubro, o evento terá programação presencial e on-line espalhada por diversos centros culturais de São Paulo, como Itaú Cultural (IC), unidades do Sesc São Paulo, Museu Afro Brasil, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Teatro João Caetano e Teatro Cacilda Becker.

A programação presente no Palco virtual do IC ocorre de 20 a 24 de outubro, totalmente on-line. A abertura do festival marca também a primeira apresentação artística no palco físico da organização, na Avenida Paulista. Sem público presencial, a programação será transmitida ao vivo no canal no YouTube do ItaúCultural. A noite conta com performance de Luz Ribeiro em homenagem aos 100 anos de Ruth de Souza e show de Anelis Assumpção.

Nos dias seguintes, as atividades são divididas em atos artísticos – criações cênicas audiovisuais que transitam entre as linguagens do teatro, da performance, da dança e das artes visuais com autoria de artistas indígenas e negros de diferentes regiões do Brasil – e giras de conversa, que debatem os caminhos visíveis e invisíveis evocados pelas obras compartilhadas.

Saiba mais!

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!