Em entrevista para TV Cultura, Reitor José Vicente destaca importância de incluir a questão racial na área corporativa

A sigla do momento no mundo corporativo é “ESG”, das palavras em inglês para as questões ambientais, sociais e de governança. O pacto da promoção da equidade no Brasil, lançado agora, destaca a importância de incluir a questão racial nessa agenda. O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, que é uma das parceiras do pacto, falou sobre o tema em entrevista ao Jornal da Tarde, da TV Cultura, sobre como superar o racismo em todas as dimensões.

Para José Vicente, esta resolução da sociedade civil e das empresas tem como objetivo incluir de forma clara a valorização dos profissionais negros na agenda de responsabilidade social e empresarial. “É uma posição bem firme, principalmente da sociedade civil junto com o ambiente empresarial, no sentido de que a agenda contemple de uma forma muito clara e precisa a inclusão e a valorização do negro dentro da estrutura empresarial. Nós já tivemos um conjunto de ações e medidas nacionais e internacionais para fortalecimento da sustentabilidade, para fortalecimento da responsabilidade social e empresarial, mas o negro sempre ficou de fora. Essa nova discussão quer contemplar também um recorte social muito intenso, a ação é por o negro no topo da agenda”, explica.

Ele também ressalta que os consumidores de produtos e serviços de podem ajudar na conscientização dos empresários acerca da inserção de pessoas negras em cargos de chefia ao levar em consideração ações da própria empresa sobre essa questão na hora de consumir: “Sem diversidade todos perdem e o negro não participa do processo de construção da vida social”, completa.

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!