Empregabilidade dos alunos da Zumbi dos Palmares

Uma das instituições mais importantes na educação para a população negra em São Paulo, é a Universidade Zumbi dos Palmares

No ano de 2004, eram 200 vagas para o primeiro vestibular, no curso de administração da instituição. Desde então, o hoje reitor José Vicente, já pensava em como inserir mais negros no mercado de trabalho em prol da equidade racial e da diminuição das desigualdades.

Ao criar a Universidade Zumbi dos Palmares, a preparação dos alunos sempre foi direcionada para a empregabilidade e capacitar mais negros no mercado de trabalho.

A Zumbi foi e continua sendo fundamental para as empresas porque está doze anos fazendo parcerias. A primeira prática foi com vagas exclusivas para negros no estágio do Bradesco, e desde então são cerca de 400 jovens efetivados. Ao longo do tempo outros bancos também seguiam essa linha com a nossa parceria”, confirma José Vicente.

A principal preocupação da instituição, sempre foi aprimorar as competências e habilidades do profissional negro para que ele possa estar melhor inserido no mercado de trabalho.

De acordo com José Vicente, hoje, as empresas estão muito mais atentas à importância financeira da inclusão. Sabe-se, por exemplo, que empresas com maior diversidade étnico-racial entre os resultados alcançados têm um desempenho financeiro, em média, 33% melhor em comparação com o de suas concorrentes.

São anos de trabalho coletivo que resultam em avanços. “Uma vez que as vagas deixam de ser apenas para estágio e passam a ser também para estagiários, para uma elite intelectual que se forma e passa a ocupar cargos de liderança”, afirma o reitor.

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!