Faculdade depois dos trinta. Existe limite de idade para voltar às aulas?

Entrar na faculdade depois dos trinta anos está se tornando algo cada vez mais comum. Desde 2010, a média de universitários brasileiros nessa faixa etária se mantém por volta dos 30%.

Em uma pesquisa, realizada por alunas da Faculdade Educacional de Colombo (FAEC), 50 alunos na faixa etária entre 25 e 60 anos responderam a um questionário sobre seus ingressos no ensino superior.

Por meio das respostas obtidas, foi possível observar que a exigência do mercado de trabalho e a insatisfação com suas respectivas condições financeiras são os principais agentes motivadores…

As respostas obtidas durante a pesquisa demonstraram que os participantes buscavam melhores oportunidades, salários mais dignos e melhores condições sociais. A maioria deles também acreditava que, com um diploma nas mãos, conquistariam uma melhor posição profissional.

Os alunos relataram que, com a retomada dos estudos, os participantes da pesquisa passaram a se sentir mais seguros, com a autoestima mais elevada e capazes de se relacionar melhor com outras pessoas.

Mas, afinal, existe um tempo limite para realizar os estudos?

Geralmente, a partir dos trinta anos, com a vida já estabelecida – trabalho, filhos e contas a pagar – o ingresso em um curso superior pode parecer algo assustador. Porém, quando a carreira está estagnada e faltam oportunidades de trabalho, a retomada dos estudos pode ser a maior aliada na busca por uma promoção ou até mesmo na transição de uma área para outra.

Principais benefícios de voltar a estudar

A retomada nos estudos pode ser benéfica para a:

• Ascensão na carreira
  • Recolocação no mercado
  • Mudança de profissão
  • Conquista do curso dos sonhos
  • Melhora da autoestima

Então, se você leu este artigo até aqui, provavelmente está interessado, ou interessada, em retomar seus estudos. Ou, possivelmente conhece alguém que gostaria de voltar à universidade mas ainda tem alguma objeção.

Ter dúvidas é absolutamente normal, mas não se preocupe, a Universidade Zumbi dos Palmares está com você nessa jornada! A Zumbi compartilha da ideia de que nunca é tarde para começar. O mais importante é fazer algo que goste e que te desperte interesse.

Prestar o vestibular e se matricular em uma graduação, um tecnólogo ou uma pós-graduação não parece uma decisão simples. Mas com certeza é um grande passo, independentemente da idade, para uma vida reformulada e cheia de novos conhecimentos.

Vestibular grátis e bolsas de estudo

Uma das principais objeções de quem realmente quer voltar a estudar, mas está inseguro em tomar a decisão, é a questão financeira. Se esse é o seu caso, você precisa conhecer o vestibular sem taxa da Zumbi. Por meio dele, você pode se inscrever no processo seletivo da Zumbi dos Palmares sem pagar nada e, além disso, terá a oportunidade de estudar com uma bolsa de até 100% do valor do curso.

Para aproveitar essa oportunidade basta clicar neste link de inscrição.

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!