Martinho Da Vila Recebe O Prêmio De Doutor Honoris Causa Na Zumbi

O dia 08/12 foi  muito especial, pois através da Universidade Zumbi dos Palmares o título  de Dr. Honóris foi entregue pelo Reitor José Vicente ao querido Martinho da Vila. Foi simplesmente incrível esse momento, poder honrar esse grande cantor, compositor, escritor, um completo artista! Sua trajetória inspira e tem grande contribuição para a cultura afro-brasileira!

 

 A Linda Trajetória De Martinho Da Vila

Martinho da Vila tem uma trajetória inspiradora, nascido em Duas Barras no Rio de Janeiro em 1938. Foi criado no interior na Serra dos Pretos Forros. Sua carreira começou compondo para a Escola aprendizes da boca e na década de 80 no intercâmbio cultural estruturou o show canto livre de Angola, em 1933. Posteriormente, Martinho gravou muitos discos para sua carreira. Dentre as músicas muitas delas se tornaram clássicos, de fato patrimônio cultural, como: Salve a Mulata Brasileira, Menina Moça, Grande Amor, entre outras.

 

 

Além de cantor, Martinho também é escritor e os temas mais descritos em seus livros diz respeito a igualdade racial e cultura  afro e identidade negra. Dentre as suas publicações estão: Vamos Brincar de Política (1986), Ópera Negra (1998), Memórias Póstumas de Jesus (2003), Barras Vilas e Amores, entre  outras obras.

Como reconhecimento  do seu grande trabalho Martinho já recebeu prêmios como Cidadão Carioca e Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro.  Obteve também o título de Comendador da República e a Ordem de Mérito da Cultura. Além disso recebeu também duas medalhas: Tiradentes e Prêmio Ernesto, além do prêmio de Shell da música brasileira no ano de 1991.

Sobretudo, para a Zumbi é  um prazer poder honrar também esse grande artista!

 

 

Fonte: ebiografia

 

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!