Agora, a Fiesp, o Ciesp, Sesi e Senai fazem parte da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. Isso significa o surgimento de mais espaço para inclusão e diversidade na indústria
Na segunda-feira, 9 de outubro, a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o Centro da Indústrias de São Paulo (Ciesp), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) aderiram à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial (IERE). A cerimônia foi marcada pela presença de Josué Gomes, presidente da Fiesp, e sua diretoria, José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Raphael Vicente, presidente da IERE. O evento aconteceu na sede da Fiesp, na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo.
Agora, a entidade que representa mais de cem mil indústrias dos mais diversos setores se compromete com os dez compromissos pela igualdade racial. “A nossa adesão a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial passa pelos imperativos social, moral e econômico para redução das desigualdades”, afirmou Josué Gomes. Após falar um pouco sobre o início da IERE, Raphael Vicente fez questão de parabenizar todo o corpo diretivo da instituição, sobretudo, o seu presidente. “A entrada da Fiesp na Iniciativa irá agregar muito conhecimento e expertise. Vai ampliar os nossos horizontes para enxergarmos mais longe o que possibilitará a construção de caminhos mais robustos. Parabenizamos o presidente Josué Gomes por esse ato histórico e de coragem”, disse ele. Na mesma linha, José Vicente teve a sabedoria de relacionar o passado com o presente ao lembrar que a Fiesp está à frente das mudanças na indústria que levam em consideração a crise climática. “A adesão da Fiesp à iniciativa vai contribuir para transformações de grande relevo em nossa sociedade. Mas, a principal alteração na economia é o estabelecimento de nova produção descarbonizada, processo que, aliás, a Fiesp exerce liderança, não pode cometer os mesmos erros do passado e deixar de fora a maioria de sua população. É necessário que essa filosofia seja abrangente e acolha as pessoas que estão nas franjas do corpo social” explicou José Vicente, que também exerce a função de presidente do conselho da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.
Iluminou o final do acontecimento a exaltação de outras parcerias que envolverão o time da Fiesp e da Universidade Zumbi dos Palmares nas áreas de cultura, esportes e tecnologia. O reitor José Vicente ressaltou, ainda, que o Fórum Internacional de Equidade Racial e Empresarial desse ano será um dos maiores eventos das Américas. “Teremos a participação recorde de cem presidentes de empresas que, aqui na Fiesp, farão coro: a diversidade corporativa importa e, no País do futuro que queremos construir, devem caber todos” afirmou ele.