OAB/SP e Procon Racial | Juntos Contra Atos De Racismo

O PROCON RACIAL com a participação da Dra. Cleide Aparecida Vitorino e também com a presença do Coordenador do Projeto Procon Racial na Universidade Zumbi dos Palmares, Dr. Ed Matos, para ministrar a palestra do PROCON RACIAL: como pauta proceder as denúncias dos atos de racismo e propagar seus canais de acolhimento extrajudiciais, teve a honra de ministrar para a comissão de diversidade Sexual e IgualProcon Racial Contra Racismo dade Racial d a OAB/SP – São Miguel Paulista.

Note-se que esse interesse e grande participação e sucesso se deve ao trabalho e dedicação de todos integrantes da Comissão e também do trabalho de dedicação da Universidade Zumbi dos Palmares com reitoria do reitor José Vicente.

A participação da Professora e Doutora. Cleide, foi brilhante, ele trouxe elementos do Racismo Estrutural e do Preconceito Racial, com uma narrativa de viajar na história do BRASIL desde a escravatura até os dias atuais.

A importância do PROCON RACIAL, serviço específico do órgão para denúncias de racismo nos comércios.

 

Procon Racial Contra Racismo Reunião

A entidade firmou uma parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares . O consumidor que se sentir discriminado poderá ter atendimento psicológico e jurídico em um posto no campus da instituição.

O Procon Racial, canal para o recebimento de denúncias relacionadas a crime de racismo e apuração das infrações previstas pela Lei nº 14.187/2010, não foi o único criado recentemente pelo Procon-SP. Também estão disponíveis para a população o Procon Diversidade e o Procon Longevidade. Já o guia “Discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no mercado de consumo” possui conteúdo relacionado aos crimes de LGBTfobia e ainda os canais de denúncia, além de exemplos de discriminação do público LGBTQIA+ no mercado de consumo e outras orientações.

O atendimento presencial para eventuais casos de racismo nas relações do consumidor poderá ser feito na nossa sede da Universidade Zumbi dos Palmares – Av. Presidente Castelo Branco,94.

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!