Personalidades Negras em Sala de Aula

A Universidade Zumbi dos Palmares é a primeira e única instituição de ensino privada na América Latina com a missão primordial de incluir pessoas negras e de baixa renda no ensino superior.

Assim, somos um espaço aberto para discussões dos mais variados temas que levam nossos alunos a reflexões profundas sobre questões raciais, étnicas e culturais.

Mas, o que muitos não sabem antes de frequentar a Zumbi é que nossas salas de aula, em forma de homenagem, são nomeadas com nomes de grandes personagens envolvidos com a causa negra.

São eles, os cantores Jamelão e Emílio Santiago, os cantores e compositores Simonal, Cartola, Alcione, Tim Maia e Chiquinha Gonzaga, os atores e músicos Grande Othelo e Mussum, o sambista Seu Nenê e o dançarino e coreógrafo Ismael Ivo.

Ainda no meio artístico, também homenageamos com salas os poetas Cruz de Souza, Solano Trindade, Ruth Guimarães e Carolina Maria de Jesus.

Os pesquisadores Milton Santos, Teodoro Sampaio e André Rebouças são outros nomes em nossas salas.

No meio político, as salas homenageiam o ex-presidente estadunidense, Barack Obama, a professora e o empresário, brasileiros, Benedita Sousa da Silva Sampaio e Adalberto Camargo.

Os guerrilheiros Zumbi dos Palmares, Dandara dos Palmares e João Cândido, e os ativistas Malcolm X, Rosa Parks e Petronila Beatriz, são outras personalidades homenageadas.

A escrava Anastácia, o arcebispo Desmond Tutu, o desportista Muhammad Ali-Haj e o atleta brasileiro Adhemar Ferreira da Silva também figuram em nossas salas de aula.

Mais recentemente, após o assassinato de um afro-americano por um policial, seguido de protestos nos Estados Unidos e no mundo, reprovando a violência policial contra cidadãos negros, a Zumbi deu a um de seus auditórios o nome da vítima, George Perry Floyd Jr.

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!