Presidente de Cabo Verde realiza conferência de instalação do Centro de Estudos e Pesquisas em Igualdade, Segurança e Justiça Racial

Neste sábado, 31 de julho, o reitor José Vicente, da Universidade Zumbi dos Palmares, recebe a visita do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, para realizar a conferência de Instalação do Centro de Estudos e Pesquisas em Igualdade, Segurança e Justiça Racial. Ainda durante sua segunda visita à instituição de ensino, o presidente será agraciado com a Medalha do Mérito Cívico Afro-brasileiro. O evento está marcado para ter início às 16h, com participação de 25 caboverdianos que moram na cidade de São Paulo, além de outros 25 convidados da instituição comunitária de ensino superior.

Fonseca, que foi presidente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) entre 2018 e 2020, fará um pronunciamento de cerca de 30 minutos. Em seguida, o reitor José Vicente anunciará a criação do Centro de Estudos sobre Igualdade e Justiça Racial, que tem como objetivo orientar e realizar debates e estudos voltados para o estabelecimento de políticas públicas e privadas antirracistas e de promoção da igualdade racial no âmbito da segurança pública e privada e da justiça.

O novo Centro será integrado, entre outros, por oito ex-ministros: Luiz Carlos Bresser Pereira, Cristovam Buarque, Aldo Rebelo, Raul Jungmann, José Henrique Paim, José Eduardo Cardoso, Edson Santos, Eloi Ferreira e Luis Inácio Adams. A lista de integrantes do Centro de Estudos e Pesquisas em Igualdade, Segurança e Justiça Racial inclui ainda o presidente da Fenavist – Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores, o cantor Martinho da Vila, a atriz Zezé Mota, os escritores Paulo Lins e Tom Farias.

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!