Primeiro semestre é marcado pelo aumento de contratações de estagiários negros, após ações de inclusão

Companhia de Estágios analisou base com mais de 3 mil estudantes de todo o País; alta ocorre após o aumento no número de programas de diversidade racial em empresas

O número de estagiários negros contratados por empresas triplicou no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros três meses de 2020, foram 250 estagiários pretos e pardos admitidos. 

Neste ano, o aumento representou 197%, saltando para 743, de acordo com os dados levantados de forma inédita pela empresa de soluções tecnológicas para o setor de RH.

A pesquisa foi feita com 3.347 estudantes negros, contratados entre 2018 a 2020 e foi usada a mesma classificação de cor ou raça do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde o termo negro se refere à soma das populações preta e parda.

O aumento na contratação de universitários negros ocorre em meio ao crescimento no número de programas de estágio nas empresas que visam promover a diversidade racial. Ainda de acordo com a pesquisa da Companhia de Estágios entre 2018 e 2019, o número de novos estagiários não-brancos cresceu 96%. Quando o comparativo é feito olhando o biênio 2018-2020, o índice sobe para 150%.

Leia mais em O Estado de S.Paulo

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!