Primeiros resultados de pesquisa qualitativa sobre ações afirmativas para pessoas negras é entregue ao MTP

O coordenador geral de cursos da Universidade Zumbi dos Palmares, Raphael Vicente, entregou nesta terça-feira (07.12) à vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel os primeiros resultados de pesquisa feita com procuradoras e procuradores do Trabalho que ingressaram na carreira por meio cotas para pessoas negras. A pesquisa é uma das ações previstas em acordo de cooperação firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a Universidade Zumbi dos Palmares em março deste ano. A medida permitirá o aperfeiçoamento de iniciativas de inclusão que o MPT vem adotando.

.O acordo de cooperação entre o MPT e a Zumbi dos Palmares prevê a realização conjunta de estudo e pesquisa sobre discriminação racial no mercado de trabalho e também ações afirmativas voltas à população negra nas carreiras do Ministério Público do Trabalho. Neste primeiro momento, a pesquisa foi feita com procuradoras e procuradores que ingressaram por meio de cotas nos dois últimos concursos públicos. Nas próximas etapas, incluirão servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados.

Raphael Vicente reafirmou que a iniciativa permite compreender melhor o efeito das ações afirmativas que estão sendo implementadas pelo MPT. “Foram muitas sugestões para aprimorar o que a instituição já vem executando nos concursos e pós concursos e também acolhimento. São dados qualitativos. E vamos avançar, nas próximas etapas, em pesquisas com servidores, terceirizados e estagiários do MPT”.

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!