Cria da Quebrada

A Universidade Zumbi dos Palmares em parceria com a agência Grey Brasil, Miami Ad Schoool e P&G iniciaram em 2023 o programa Cria da Quebrada, uma iniciativa gratuita que visa capacitar profissionais pretos e pardos para atuar na indústria criativa, setor no qual há ínfima participação de pessoas negras em posições estratégicas e de liderança nas agências de publicidade e propaganda.

A iniciativa fornece cursos de preparação para criativos e a partir de 2024 também para  estrategistas, sendo exclusivamente destinado a profissionais pretos e pardos de todo o Brasil, com idade a partir de 18 anos.

Na primeira edição, realizada em 2023, o projeto foi direcionado a alunos e ex-alunos da Universidade Zumbi dos Palmares, formando 19 profissionais que participaram de um programa intensivo com aulas, mentorias e palestras. Os participantes também receberam uma bolsa auxílio para transporte e alimentação e tiveram acesso ao laboratório “P&G Pela Criação”, desenvolvido especialmente para o projeto e totalmente equipado para otimizar a aprendizagem.

 

Já em 2024, passou a oferecer dois cursos: um on-line de Planejamento com alcance nacional e outro de Criação, em formato híbrido na Universidade Zumbi dos Palmares, voltado para residentes de São Paulo. O projeto conta com a seleção de alunos pela Miami Ad School e um comitê composto por representantes da P&G e Grey Brasil, com consultoria da Indique uma Preta.

 

Turma de Planejamento

Este curso tem como objetivo capacitar pessoas pretas e pardas em estratégias de comunicação e marketing, habilitando-os a elaborar planejamentos criativos e estratégicos. Ao final, os alunos estarão preparados para analisar desafios de clientes e interpretar as necessidades dos públicos-alvo de maneira inspiradora para equipes criativas.

O curso é 100% on-line, via Zoom, com carga horária total de 82 horas, distribuídas entre aulas, mentorias e palestras, realizadas três vezes por semana (segundas, terças e quartas-feiras) no período noturno. Durante o curso, os alunos desenvolvem um projeto real com briefing da P&G e suporte de orientadores.

Turma de Criação

O curso, voltado a residentes de São Paulo, visa capacitar os estudantes em redação e direção de arte, fornecendo conhecimento técnico em ferramentas criativas. O objetivo é prepará-los para criar ideias para marcas, fortalecendo seus portfólios e ampliando suas chances de inserção profissional.

Os cursos têm duração de seis meses, distribuídos entre 237 horas de Redação e 255 horas de Direção de Arte. As atividades são realizadas quatro vezes por semana, à noite, em um formato híbrido que combina aulas on-line e presenciais na Universidade Zumbi dos Palmares, na capital paulista.

Na primeira etapa, os alunos mergulham em uma fase preparatória abrangente, explorando quatro módulos que abordam o vocabulário criativo e suas habilidades específicas na comunicação. Na segunda etapa, após responder a um questionário e receber mentoria, cada aluno tem a oportunidade de identificar e selecionar a trilha de carreira que mais se alinha com seus interesses e habilidades: redação ou direção de arte.

Impulso aos talentos emergentes

 

O mercado para a população negra, que representa 56% dos brasileiros[1], tem muito potencial, e é fundamental que a diversidade brasileira seja refletida não apenas nas campanhas, mas também nas equipes criativas.

Além da formação, o projeto visa à inserção desses profissionais no mercado de trabalho. Os alunos tem a oportunidade de apresentar seus portfólios durante o evento de formatura, que conta com a presença de agências parceiras da P&G. A Grey Brasil tem prioridade na contratação desses talentos.

2 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp