Prof. Dr. José Vicente

Fundador/Reitor

A ideia de criar a faculdade zumbi dos palmares, uma instituição voltada para a inclusão, para a qualificação e para o protagonismo do negro brasileiro, foi iniciada no curso de sociologia da fundação escola de sociologia e política de são paulo (fespsp), em 1996.

Conduzida e coordenada pelo então aluno de sociologia, josé vicente, a ação reuniu alunos, professores da fundação, militantes, artistas e personalidades sociais no debate político, sociológico, acadêmico, social e da militância negra para a constituição da entidade. em 1997, juntamente com participantes desse grupo, José Vicente fundou a sociedade afro-brasileira de desenvolvimento sociocultural (ong afrobras) para preparar a estrutura administrativa e jurídica de consolidação e de construção da zumbi,  sendo eleito o seu primeiro presidente. em 21 de março de 2002, ele fundou e presidiu o instituto afro-brasileiro de ensino superior, ‘braço’ mantenedor da instituição. finalmente, no dia 20 de novembro de 2004, a faculdade zumbi dos palmares foi aberta ao público, realizando seu primeiro vestibular com 200 vagas para o curso de administração, inaugurando a trajetória da faculdade. a partir de então, o advogado josé vicente assumiu o cargo de reitor.

• Nacionalidade: brasileira
  • Naturalidade: Marília – São Paulo
  • Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP (Unimep) – SP
  • Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) – SP
  • Mestre em Direito pela Escola Paulista de Direito (EDP) – SP
  • Especialização em Relações Internacionais e Polícia Comunitária – Fênix, EUA
  • Especialização em Narcotráfico e Lavagem de Dinheiro – Roma, Itália
  • Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG) – SP
  • Advogado
  • Presidente do Conselho de Gestão da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
  • Membro do Conselho Curador da Fundação Memorial da América Latina
  • Membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp
  • Membro do Conselho Consultivo do Centro de Integração Empresa Escola – Ciee
  • Membro do Líderes Empresariais – Lide
  • Membro do Conselho da África do Instituto Lula
  • Membro fundador e titular do Movimento Todos Pela Educação
  • Membro titular do Movimento Nossa São Paulo
  • Presidente do Conselho de Fundadores da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural (Afrobras)
  • Membro fundador do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior, mantenedor da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Fale com a gente

DÚVIDAS, SUGESTÕES OU ELOGIOS? MANDE PRA GENTE POR MEIO DO FORMULÁRIO ABAIXO.