5 Dicas De Como Se Preparar Para A Prova Do Enem

 

Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, (ENEM), para muitos estudantes é motivo de muita preocupação já que estamos falando de uma prova que de fato é importante para o ingresso de estudantes nas universidades com bolsas, descontos e que exige um conhecimento que muitos estudantes não aprenderam durante o ensino médio.  Porém, esse é um dos principais meios para conseguir bolsas em diversos cursos tanto de universidades particulares, quanto privadas.

É necessário portanto, um esforço e dedicação intenso para quem deseja estar no ensino superior com as condições garantidas com a pontuação no enem. Se você ainda não se sente preparado para essa prova, ou  ainda está buscando se dedicar, saiba que quanto mais você se dedica e o quanto antes, maiores serão suas chances para ter o resultado que deseja. Nesse artigo, vamos te dar dicas de como estudar para a prova.

 

 

  1.  Como Se Preparar Para O ENEM: Conheça O Conteúdo Da Prova

Em primeiro lugar, para que você comece uma rotina de estudos é necessário saber o que exatamente irá ser o conteúdo da prova. Quais os assuntos que serão abordados em ciências da natureza, ciências humanas, linguagens códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação. Portanto, é importante consultar os assuntos, obras literárias , atualidades  e assim selecionar o que você vai estudar.

  1. Cronograma

Você deve  escolher a plataforma onde criará seu cronograma pode ser com papel mesmo. Divida esse espaço em lacunas de forma que seja uma para cada semana, dentro dos espaços separe alguns retângulos e então coloque os horários de estudos. Coloque todas as suas tarefas diárias nos horários respectivos que você realiza elas e depois nos espaços não preenchidos acrescente as matérias a serem estudadas em cada um deles.

 

  1. Como Se Preparar Para O ENEM: Estude Mais O Que Você Tem Maior Dificuldade

É importante sem sombra de dúvidas estudar o assunto que você já sabe ou tem menos dificuldade. Mas ainda mais importante é você estudar o que tem mais dificuldade, se você é bom em matemática, mas não é tão bom em história por exemplo comece a dedicar seu estudo em conhecer a base daquilo que você tem mais dificuldade para depois ir avançando no que é mais complexo. Algo comum por exemplo entre os alunos que estão aprendendo uma matéria que tem maior dificuldade é não entender a base dela e quando estuda um assunto com muitos elementos, acaba ficando perdido.

 

 

  1. Como Se Preparar Para O ENEM: Foque Na Redação

Por ter uma possibilidade de 1000 na pontuação, ou seja, um grande peso na nota final do candidato tendo peso entre 3 e 5.  Por isso, melhore sua escrita, além de ler bastante, escreva sobre diversos temas e fique de olho nas atualidades. Busque conhecer mais sobre diversos assuntos. Fique de olho nas competências da redação que são:

  • domínio da língua portuguesa
  • organização de ideias e argumentação
  • Escrever de acordo com o formato de proposta da redação
  • proposta de intervenção

Portanto, busque ter em suas redações cada uma dessas competências.

  1. Cuide Da Sua Alimentação

Para estar bem para fazer uma prova, não é somente estudar  que conta, mas ter uma boa alimentação que permite com que haja um bem estar fisiológico antes da prova é importante.  Inclusive, no dia da prova busque comer mais frutas, comidas mais saudáveis e leves que não te causem nenhum mal estar. Já pensou passar mal na prova? Para evitar isso se cuide, beleza?

 

  1. Descanse

Apesar de ser importante dedicar-se bastante para bons resultados, deixar de dormir e descansar não é uma boa estratégia para ir bem nos estudos. Na verdade, quanto mais você abre mão de suas horas de descanso, menos energia recomposta que ajuda a aumentar o foco você terá e menos memória sobre o que estudou também. Portanto, descansar faz parte da rotina de quem quer ter bons resultados e faz parte desse processo de boa memorização do aprendizado.

 

Conclusão

Por fim, busque ter foco e disciplina para alcançar seu objetivo que é a sua bolsa que te possibilitará estudar o que você tanto deseja. Na Universidade Zumbi Dos Palmares incentivamos as pessoas a fazerem o ENEM porque é de fato uma prova que abre portas inclusive para nossa universidade, garantindo grandes descontos para os nossos alunos. Quer saber mais sobre como funciona? Acesse nosso site!

 

 

 

 

Leia também:  Mudança na educação: atualização nos padrões de segurança no enem 

 

 

 

Fonte: Brasil Escola/ Descomplica

 

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!