Segundo dia da Semana Acadêmica da Zumbi falou sobre ações de responsabilidade social nas empresas

No segundo dia da Semana Acadêmica da Universidade Zumbi dos Palmares, que aconteceu nesta terça-feira, as “Ações de Responsabilidade Social Corporativa de Enfrentamento ao Racismo: Características e Variações” entraram em debate, com mediação do Prof. Itaquê Barbosa e debate da Profa. Daniela Pio e Prof. Valdir Martins.

O Prof. Itaquê Barbosa abriu a conferência falando sobre a ideia do encontro de discutir as características das ações de responsabilidade social atentas a problemática ético social de empresas do Brasil: “Quando as empresas comprometem-se a agir quando a problemática ético social brasileira, quando ao problema do racismo, o que elas fazem para isso? Quais são as ações que realizam? Quais as politicas e sistemas de gestão que adotam para isso?”, questionou.

“Quando falamos em questão ética raciais no Brasil e a responsabilidade das empresas, destacamos que as empresas são players muito importante para que a gente supera a condição de racismo estrutural existente na sociedade”, explicou Prof. Valdir Martins. “As pessoas são diferentes e o que precisamos é de oportunidades iguais, e quando temos oportunidades iguais estamos falando em equidade. É isso que os negros precisam, é isso que as mulheres precisam, é isso que as pessoas com orientação sexual diversas precisam. Todos nós temos que ter igualdade de oportunidade”, acrescentou.

Para finalizar, a Profa. Daniela Pio pontuou sobre o porquê da potencialização e implementação do ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa ) nas empresas. “O capital humano predomina e ainda vai predominar por muito tempo, então termos esse olhar de responsabilidade social, as empresas terem essa preocupação com a responsabilidade social, cada vez mais faz parte do jogo e cada vez mais é negócio.”, refletiu.

A palestra, assim como todas as atividades que serão realizadas de forma remota, poderá ser acompanhada pela TV Zumbi ou pelo Facebook @universidade.zumbidospalmares.

Confira o vídeo completo da conferência na TV Zumbi, clicando neste link.

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!