Universidade Zumbi apoia a campanha “Cotas Sim!”

A causa é pela renovação das leis de cotas raciais no ensino superior e nos concursos públicos 

O Cotas Sim, apoia o já existente Projeto de Lei PL 4656/20, do Senador Paulo Paim, em defesa da manutenção, por mais dez anos, das cotas raciais no ensino superior. De acordo com o artigo sétimo da Lei 12.711/2012, após dez anos o processo passa por uma revisão, e que pode extinguir as cotas em 2022.

O Movimento AR, pelas mãos de seu fundador, o reitor José Vicente, lançou em maio a campanha “Cotas Sim!” um movimento nacional para a renovação das leis de cotas raciais para universidades públicas e concursos públicos. 

Além da renovação das cotas raciais nas universidades, a Campanha Cotas Sim tem como objetivo buscar a ampliação por igual período, da cota de 20% para negros, nos concursos públicos da Administração Federal. A validade das cotas atuais vence em junho de 2024 e, também deve passar por revisão, de acordo com a Lei 12.990/2014.  A primeira ferramenta criada para campanha foi um abaixo assinado para conseguir a adesão da sociedade nesta causa tão importante para negros e não negros.

A campanha Cotas Sim! está totalmente alinhada à Meta 01 do manifesto elaborado pelo Movimento AR que determina: Manter, intensificar, impulsionar e fortalecer as políticas afirmativas de inclusão de negros no ambiente universitário e nos concursos públicos, como forma de combater o racismo estrutural no ambiente público.

O abaixo assinado Cotas Sim!, para ter representatividade e apoio ao Projeto de Lei nº 4656, de 2020, de Paulo Paim precisa ter 20 mil assinaturas.  “Por isso gostaríamos de convocar a sociedade como um todo para assinar e compartilhar com amigos e conhecidos, para que possamos transformar a realidade de milhares de jovens negros em sua formação acadêmica e a consolidação de sua vida profissional nos concursos públicos explica o líder do Movimento AR, o reitor José Vicente.

 

Sobre o Movimento AR – É uma mobilização voluntária, com propósito de realizar mudanças e transformações sociais através de ações efetivas de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial contra negros. O movimento é liderado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras.

www.movimentoar.com.br/cotassim

 

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!