Zumbi dos Palmares realiza curso de Gestão da Diversidade Racial para dirigentes de empresas de segurança

Cerca de 300 gestores de empresas de segurança privada e patrimonial estão inscritos para participar, desta terça-feira (16) a quinta-feira (18), do Curso – gratuito e online – de Gestão da Diversidade Racial, organizado pela Universidade Zumbi dos Palmares.

Hoje, o curso começa às 19h30 com o tema Raça e Racismo: como os conceitos são operacionalizados na atualidade. Em seguida, às 20h50, o assunto será Raça/cor e racialização na população brasileira com a proposta de discutir a formação brasileira e o legado da escravidão nas relações atuais. Quem conduz os debates desta noite é Régis Rodrigues.

Amanhã, 17 de novembro, o curso se inicia às 19h com o tema “O que é branquitude e qual é o lugar do racismo no Brasil?”, com a ideia de analisar as relações étnico-raciais e os privilégios dos sujeitos brancos em detrimentos dos sujeitos negros. As 20h50, o tema será “Cor da pele como marcador social” e a proposta é discutir a importância da Lei das cotas raciais e a diferença entre as Leis do racismo e da injúria racial. A responsáveis pela análise dos temas são Luciana Pena Morgado e Andreia de Jesus.

Na quinta-feira, das 19h às 22h, os temas serão “O que é racismo institucional?”, para analisar como o racismo atravessa as relações de trabalho e seus malefícios para as organizações; Racismo e segurança: estigma e a construção do ‘indivíduo suspeito” e o papel do agente de segurança na reprodução do racismo; e Como contribuir para a construção de uma sociedade sem preconceito para debater ações institucionais que favorecem as atitudes antirracistas na segurança. Os temas do último dia do curso serão conduzidos por Luciana Pena Morgado e Andreia de Jesus. Ao final os participantes farão uma autoavaliação, bem como a avaliação do curso.

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!