Curso une tradição do samba e formação profissional
A Zumbi dos Palmares realiza, no dia 17 de dezembro de 2025, às 19h, no auditório da instituição, a formatura da 1ª Turma do Curso de Carnavalescos e Aderecistas, uma formação inédita no país e exclusiva da Universidade Zumbi dos Palmares, por meio da UniSamba, núcleo educacional dedicado à qualificação profissional do Carnaval.
O curso, ministrado pelo professor Mauro Xuxa e com gestão pedagógica de Angélica Tobias, consolida-se como um marco na profissionalização do Carnaval, ao unir saberes tradicionais do samba à formação técnica, artística e de gestão. A cerimônia contará com as madrinhas da turma, Angelina Basílio, presidente da escola de samba Rosas de Ouro, e Solange Bechara, presidente da Mocidade Alegre, duas referências do carnaval paulistano.
A turma conclui a formação com oito formandos, após um ano e meio de estudos, estruturados em três módulos, com duração de quatro meses cada. Ao longo do curso, os alunos foram preparados para atuar de forma completa na cadeia produtiva do Carnaval, da criação à execução.
A grade curricular contempla desde a história do Carnaval e sua relação com os quesitos de julgamento dos desfiles, até o design artístico, envolvendo desenho, cores e materiais. O aprendizado prático inclui escultura, confecção de fantasias, costura e colagem de adereços, além de conteúdos fundamentais de gestão, orçamento e logística, essenciais para a organização dos desfiles das escolas de samba.
Como parte da celebração, as fantasias produzidas pelos formandos estão expostas no hall do térreo da Zumbi dos Palmares, permitindo ao público conhecer de perto o resultado do processo formativo.
A cerimônia de formatura será aberta ao público e gratuita, convidando a comunidade acadêmica, o setor cultural e todos os interessados a acompanhar de perto a conclusão desse ciclo histórico de formação e valorização do Carnaval brasileiro.
Por ser uma formação exclusiva da Zumbi dos Palmares, o curso da UniSamba ocupa um espaço estratégico na preservação, inovação e fortalecimento do Carnaval brasileiro, ao formar profissionais capacitados para atuar em um dos maiores espetáculos culturais do mundo.
Em breve, a instituição anunciará a abertura das inscrições para a Turma 2, ampliando o acesso a uma formação que reafirma o Carnaval como expressão cultural, econômica e educativa.