O Procon-SP em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares inauguraram o Procon-Racial, espaço que atenderá as ocorrências de racismo e injúria racial na relação consumerista, espaço de acolhimento humanizado. Com posto fixo no campus da Universidade localizada na Avenida Santos Dumont, 843 – São Paulo – SP. Próximo ao metrô Armênia, atendimento presencial das 9h às 18h, de segunda a sexta ou através do site https://www.procon.sp.gov.br/
O advogado Ed Matos, coordenador do Procon-SP Racial e a advogada Cleide Vitoriono. Coordenadora do Centro Avançado de Estudos e de Pesquisa em Intolerância e Justiça Social da Universidade Zumbi dos Palmares. Foram recebidos pela Dra. Daniela, delegada titular da DECRADI (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância). O motivo do encontro foi a aproximação dos dois órgãos em busca do combate do racismo na relação consumerista.
O racismo na esfera consumerista é real, diversas pessoas negras encontram barreiras quando vão adquirir um produto. É preciso resolver por meios legais, tudo o que impede o consumidor de adquirir um produto que deseja. E isso abrange todo o processo de compra. Dessa forma, inclui o atendimento, receptividade, respeito e tratar a todos com igualdade. Para cobrar juridicamente de quem tem violado esses direitos o Procon e a Zumbi estão juntos!
Leia também:
OAB e procon racial juntos contra ato de racismo