Amigo da instituição, professor deixa legado de força e compromisso
A Universidade Zumbi dos Palmares recebe com profundo pesar a notícia do falecimento do professor Mário Theodoro, intelectual comprometido com a justiça social e referência incontornável no enfrentamento às desigualdades raciais no Brasil.
O ex-secretário-executivo da Seppir, economista e professor da Universidade de Brasília Mário Lisboa Theodoro morreu na tarde desta quinta-feira (26), aos 69 anos, na capital federal.
Economista, pesquisador e pensador público, Mário Theodoro construiu uma trajetória marcada pela defesa intransigente da equidade, pelo fortalecimento das políticas públicas e pela valorização da população negra como sujeito central do desenvolvimento nacional. Sua produção acadêmica e sua atuação institucional sempre dialogaram com a necessidade de um projeto de país mais justo, inclusivo e democrático.
Amigo da Universidade Zumbi dos Palmares, Theodoro foi parceiro da instituição em diferentes momentos, contribuindo com reflexões, debates e iniciativas voltadas à promoção da igualdade racial. Sua presença era sinônimo de profundidade intelectual, firmeza ética e compromisso com a transformação social — valores que também estruturam a missão da Zumbi.
Ao longo de sua caminhada, defendeu que o combate ao racismo não é apenas uma pauta identitária, mas um imperativo econômico, social e civilizatório. Sua voz ajudou a qualificar o debate público e a consolidar avanços no campo das políticas de inclusão e reconhecimento.
Neste momento de despedida, a Universidade Zumbi dos Palmares reafirma seu compromisso de honrar o legado de Mário Theodoro, mantendo viva a agenda que ele ajudou a fortalecer: a construção de um Brasil mais equitativo, onde oportunidades não sejam definidas pela cor da pele, mas pela dignidade humana.
Seu legado permanece. Sua luta continua.

