Zumbi e FlinkSampa marcam presença na Bienal do Livro de São Paulo
Participação da Universidade antecipa a programação da FlinkSampa e da Virada da Consciência, em novembro
A literatura negra já está ocupando a 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Desde esta sexta-feira (4), a Universidade Zumbi dos Palmares participa do maior encontro literário da cidade com a Editora Zumbi dos Palmares e a FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, levando ao público livros, autores, conhecimento e novas perspectivas sobre a produção literária negra.
Realizada até 13 de setembro, no Distrito Anhembi, a Bienal reúne editoras, livrarias, escritores, leitores e profissionais do mercado editorial em uma programação que inclui lançamentos, sessões de autógrafos, encontros, debates e diversas atividades culturais.
Ao longo dos dez dias de evento, o espaço da FlinkSampa e da Editora Zumbi dos Palmares recebe escritores, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e encontros com autores, criando um ponto de conexão entre leitores e uma produção literária que valoriza a história, a identidade, a cultura e o protagonismo negro.
Mais do que apresentar livros, a participação da Zumbi reforça a importância de ampliar os espaços ocupados por autores negros no mercado editorial e aproximar diferentes públicos de histórias e conhecimentos que precisam estar cada vez mais presentes nas grandes agendas culturais do país.
Um esquenta para a FlinkSampa 2026
A presença na Bienal também prepara o público para um dos grandes encontros de novembro: a FlinkSampa 2026, que retorna como parte da programação da Virada da Consciência, promovida pela Universidade Zumbi dos Palmares durante o mês da Consciência Negra.
A FlinkSampa reúne literatura, conhecimento e cultura negra em uma programação que conecta escritores consagrados, novos talentos, lançamentos, debates, encontros e diferentes formas de produção cultural.
Por isso, quem passa pela Bienal já pode sentir um pouco do que vem por aí. A participação da Zumbi e da FlinkSampa funciona como um esquenta para novembro e como um convite para conhecer autores, descobrir novos livros e fazer parte dessa celebração da literatura e da cultura negra.
Acompanhe a programação da FlinkSampa
Quem estiver na Bienal pode acompanhar de perto os lançamentos, encontros com escritores e sessões de autógrafos promovidos pela FlinkSampa e pela Editora Zumbi dos Palmares.
Para conferir os autores, livros, horários e demais atividades, acompanhe a programação pelo site oficial da FlinkSampa: www.flinksampa.com.br.
Serviço – 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: 4 a 13 de setembro de 2026
Local: Distrito Anhembi – Pavilhão de Exposições
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana, São Paulo – SP
Horários:
4 de setembro – 9h às 22h
5 e 6 de setembro – 10h às 22h
7 a 11 de setembro – 9h às 22h
12 de setembro – 10h às 22h
13 de setembro – 10h às 21h
Zumbi e FlinkSampa na Bienal: literatura negra, novos encontros e muitas histórias para compartilhar.