A união do samba e o mundo acadêmico

Presidenta da Zumbi Zaire nos conta sobre a importância da parceria com a universidade

A Universidade Zumbi dos Palmares tem uma escola de samba! É isso mesmo, a Zumbi dos Palmares Unidos de Filhos do Zaire foi lançada oficialmente no dia 21 de setembro de 2019 e deriva de uma parceria com o intuito de  inaugurar uma nova forma de atuação no Carnaval.

“Os negros podem e devem estar onde quiserem. Seja nos bancos acadêmicos ou na bateria de uma escola de samba”, acredita José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares. Para Vicente, a parceria pode ser um modelo a ser seguido por outras instituições de ensino superior. “Unir a produção de conhecimento existente no âmbito das faculdades e universidades, à ancestralidade que o carnaval contempla através dos enredos é uma proposta inovadora e assertiva”, ressalta.

Para a presidente da agremiação, a parceria poderá dar mais força ao que se propõe a escola de samba. “Um provérbio africano diz que ‘se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado’. Adeptos da sabedoria de nossos ancestrais e cientes do legado que devemos deixar para nosso povo é com grande prazer que empreendemos nesta parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, que em suma tem a premissa de ampliar nossa atuação e potencializar as ações que há 11 anos temos empreendido”, afirma Rejane Romano.

Ela ainda ressalta que estar no Quilombo Urbano da Zumbi dos Palmares traz insumos diariamente para o carnaval. “Nossos enredos falam sempre das histórias do povo negro, que nem mesmo a Lei 10.639 – de ensino do protagonismo africano – deu conta de levar para os bancos escolares”, afirma Rejane.

Desde que a parceria foi firmada a agremiação tem realizado ensaios aos domingos, das 15 às 18 horas, no Campus da Zumbi, na Av.: Santos Dumont, 843, no bairro do Bom Retiro.

O ateliê da agremiação também se estabeleceu no campus e os preparativos para o Carnaval 2024 já estão em andamento. O enredo: “Um dengo às rosas pretas” homenageia duas  mulheres pretas com nome de Rosa: Rosa Parks e Rosa Maria Egipcíaca, de diferentes épocas e nações, através de uma mensagem de fortalecimento da identidade das mulheres negras e reconhecimento do protagonismos e visibilidade das histórias delas.

Por fim, Rejane deixa um recado para os alunos que pretendem ingressar na Universidade Zumbi dos Palmares.  “Ter a Zumbi dos Palmares com tamanha profusão de conhecimento,  trocas, eventos e atividades extras é viver a essência de nossa cultura com primazia. É não estar só nos espaços e a partir dessa coletividade se fortalecer para transformar o que precisa ser modificado”.

A instituição oferece muito mais do que o ensino de qualidade, temos a responsabilidade com o resgate da nossa ancestralidade através deste movimento cultural e de resistência que é o samba.

Então, para quem pensa em ingressar no ensino superior a mensagem que fica é: vem para a Zumbi, aqui você pode mais! Se inscreva para o vestibular: https://vestibularzumbidospalmares.com.br/

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp