Afroempreendedorismo – Alunos do Projeto Inova Zumbi participam do Desafio Unicamp

Atualmente, os negros formam o maior contingente de empreendedores no brasil (51%), segundo pesquisa da global entrepreneurship monitor (gem), realizada pelo sebrae com dados de 2017. a pesquisa também determinou que o grupo representa 38,8% dos pequenos negócios no país, contra 32,9% dos brancos, e lidera tanto no ranking dos empresários já estabelecidos quanto no de iniciantes. com estas informações em mente, a agência de inovação inova unicamp estabeleceu parceria com a faculdade zumbi dos palmares para fomentar o afroempreendedorismo.

“A universidade está, cada vez mais, buscando a inclusão social e a parceria com a faculdade zumbi dos palmares está em sinergia com a atual missão da unicamp em promover ações mais inclusivas, buscando expandir as oportunidades para toda a sociedade. queremos incentivar o afroempreendedorismo e a criação de novos negócios”, afirma o professor newton frateschi, diretor-executivo da inova unicamp.

Na visão do reitor da universidade zumbi dos palmares, o professor josé vicente, a parceria é importante para demonstrar, cada vez mais, aos jovens negros o empreendedorismo como opção de carreira. “o objetivo é iniciar um profícuo e qualificado processo de conhecimento, aprendizado e inserção no ambiente da inovação tecnológica e empreendedorismo. esperamos despertar o interesse e promover uma profunda imersão dos jovens da zumbi nesses ambientes”, ressalta.

Um dos focos da parceria é a participação de alunos da zumbi dos palmares no desafio unicamp, competição de modelos de negócio a partir de tecnologias desenvolvidas na universidade. o intuito é que, além da capacitação, os alunos possam montar startups a partir de patentes e programas de computador da unicamp. a universidade está participando da iniciativa com 9 equipes. “integração, qualificação, desenvolvimento e aprimoramento do potencial de criação, realização, do talento e habilidade do negro como protagonista de um ação empresarial consistente e realizadora”, avalia vicente.

A parceria vai permitir ainda, entre outros benefícios, destacar e mapear os afroempreendedores que compõem a rede de empresas-filhas da unicamp. “assim como mapeamos empreendedores e empreendedoras na nossa rede, agora vamos levantar cases de afroempreendedores. queremos, além de conhecer mais a fundo os empreendedores ligados às empresas-filhas, divulgar cases interessantes ligados ao afroempreendedorismo”, comenta mariana zanatta inglez, gerente de empreendedorismo da inova unicamp.

Por: carolina octaviano
Via: www.inova.unicamp.br

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!