Planos futuros com a universidade foram tratados no encontro
Por Fernando Lavieri
No dia 29 de fevereiro, a Universidade Zumbi dos Palmares teve agradável encontro com Aldo Rebelo, o novo secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. José Vicente, reitor da Zumbi, e Alberto Saraiva, diretor de projetos da instituição, tiveram cortês recepção. “Fizemos questão de parabenizar Rebelo. Torcemos para que ele e equipe tenham êxito no novo desafio”, afirma José Vicente.
Para além das congratulações, a conversa se deu sobre o ano de 2024, muito significativo para comunidade Zumbi dos Palmares e, por conseguinte, para São Paulo. “Estamos comemorando vinte anos de existência. Período esse, repleto de histórias maravilhosas e de lutas inesquecíveis. Queremos que a Prefeitura e o secretário nos acompanhem nesse momento marcante”, disse o reitor.
Outros assuntos em destaque no encontro foram os grandes projetos que a Zumbi está à frente. Tais planos devem integrar ainda mais a história da capital paulistana à população negra. “Falamos sobre o nosso incrível Museu do Negro. A Prefeitura não pode ficar fora dessa empreitada”, pontuou Saraiva. Mais: o diretor Saraiva indicou que a Secretaria de Relações Internacionais pode desenvolver parcerias com o universo negro e lusófono. “O envolvimento com países a exemplo de Angola, Cabo Verde, entre outros, somente enriquecem o nosso trabalho e valorizam a nossa história”, pontuou Saraiva. O diretor tem razão, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente negro na capital paulistana representa 37%, mais de quatro milhões de pessoas. O secretário Aldo Rebelo se mostrou feliz e entusiasmado com as propostas e garantiu participação.