Encontro entre Zumbi dos Palmares, Liga SP e UESP marca novo momento para a iniciativa
Focada em formar profissionais para atuarem na indústria do carnaval e das escolas de samba, a Unisamba, criada pela universidade Zumbi dos Palmares, deu um importante passo nesta terça-feira, 23/04. Encontro realizado na Fábrica do Samba, sede da Liga SP, reuniu o presidente da Liga SP, Sidney Carriolo; o reitor da Zumbi dos Palmares, Dr. José Vicente; Fábio Silveira recém-empossado coordenador da Unisamba; Rejane Romano, diretora da Escola de Comunicação e Arte da Zumbi dos Palmares; Alexandre Magno (Nenê), presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP); e Jorge Freitas, renomado carnavalesco, atualmente na escola de samba Dragões da Real.
Assuntos como a cobertura televisiva integral do dia a dia das escolas de samba, a criação de cursos de formação para os departamentos do carnaval e até visitas guiadas à Fábrica do Samba foram abordados. “O que estamos dialogando aqui agora é o que será o futuro da escolas de samba daqui há 50 anos”, disse Freitas.
A preocupação em disseminar cada vez mais a cultura esteve presente em todo o diálogo. “Por desconhecer este universo das escolas de samba muitas pessoas podem dizer não gostar, mas ter a oportunidade em aproximá-las desse contexto poderá reverter esse pensamento”, refletiu Nenê, enquanto Carriolo destacou a importância em oportunizar conhecimento no período em que profissionais das escolas de samba ficam maios ociosos. “Li a respeito da construção de moradias a partir de material reciclável e sonho em forma pessoas para trabalhar nisso”, destacou.
Para o reitor da Zumbi este é só o começo. “A Unisamba tem um propósito a cumprir que teve início com as bolsas de estudo e agora seguirá com cursos, formação e rodas de conversas valiosas para preservação e ampliação de nossa cultura”, concluiu Vicente.
Continue acompanhando nosso site e redes, pois há muito por vir!