Filósofa compartilhou preciosos conhecimentos com o público
Djamila Ribeiro veio à Universidade Zumbi dos Palmares para abrir a aclamada Semana Acadêmica da instituição. O evento ocorreu na noite de ontem, segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Desde o momento em que Djamila se posicionou no púlpito do auditório Carolina Maria de Jesus até o final de sua palestra, ela foi ovacionada pelos presentes, mais de 250 pessoas presencialmente e número superior a 200 acompanhando de forma virtual através do YouTube e Instagram da Zumbi.
A comunidade da Zumbi dos Palmares fez questão de ouvir Djamila falar sobre lugar de fala, que aliás, é tema de um de seus renomados livros.
Djamila, em sua fala, acompanhou José Vicente, reitor da Zumbi, e enalteceu o grandioso trabalho realizado pela primeira instituição de ensino superior do Brasil e da América Latina dedicada a melhorar a qualidade de vida da população negra. “Estamos imensamente
Ao longo de seus vinte anos de existência que serão completados em definitivo em 20 de novembro de 2024, no Dia da Consciência Negra e feriado nacional, a Zumbi se destacou por encampar diversas lutas pela negritude brasileira. “É um trabalho histórico, possibilitar ensino superior à nossa comunidade, ao nosso povo. Por isso, os vinte anos da Zumbi tem de ser celebrado. Vida longa à Zumbi dos Palmares!” afirmou Djamila, em entrevista exclusiva à comunicação da universidade.

A palestra que contou com a abertura do Coral da Zumbi terminou exatamente da mesma maneira que começou: Djamila Riberio ovacionada.
A Semana Acadêmica da Zumbi prosseguirá até a sexta-feira 23. Os espectadores que ouviram Djamila estão convidados a acompanhar os outros palestrantes que virão. São eles: Aline Torres, secretária municipal de Cultura; Marília Marton, secretária de Cultura, Economia, e Indústria criativa do Estado de São Paulo e Eunice Prudente, professora da USP, entre outros.
