Primeira universidade negra do país leva jovens universitários periféricos a vivenciar o centro do poder judiciário e político brasileiro
Entre os dias 13 e 15 de maio, 26 alunos do curso de Direito da Universidade Zumbi dos Palmares (UZP), instituição pioneira na inclusão racial no ensino superior, participaram da Primeira Excursão Acadêmica da UZP à capital federal.
A ação integra o calendário da tradicional Semana Acadêmica da universidade e tem como objetivo promover uma imersão prática na estrutura e no funcionamento dos três Poderes da República. A experiência é voltada a estudantes negros e de baixa renda, de todos os semestres do curso de Direito, e reforça o compromisso da universidade com a formação jurídica cidadã e transformadora.
Durante a estadia em Brasília, os universitários visitam o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Congresso Nacional, e serão recebidos por quatro ministros de Estado: Ricardo Lewandowski (Justiça), Anielle Franco (Igualdade Racial), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Márcio França (Empreendedorismo). Também está prevista uma audiência com o ministro Gilmar Mendes, decano do STF, além de encontros com ministros do STJ e visitas institucionais ao Banco do Brasil, parceiro da UZP.
“A proposta é dupla: apresentar aos alunos as estruturas de poder, seu funcionamento e suas autoridades, mas também apresentar nossos alunos às autoridades, para que saibam que há muitos jovens negros, preparados, vocacionados e competentes, prontos para contribuir com o país, bastando uma oportunidade”, afirma o professor e coordenador do curso, Costa Wagner, que também é desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Desde 2024, o curso de Direito da UZP passou por uma profunda reformulação. Todas as disciplinas são presenciais, os docentes são 100% titulados (mestres e doutores) e a grade curricular foi atualizada para refletir as demandas do mercado. “Aliar teoria e prática é fundamental. E não há lugar mais adequado para essa vivência do que Brasília, sede dos tribunais superiores e epicentro das decisões jurídicas mais relevantes do país”, complementa Wagner.
Para o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente, a excursão representa um marco simbólico e histórico. “Presenciar jovens negros, universitários, estudantes de Direito, visitando os espaços de poder, dialogando com ministros e autoridades, aprendendo in loco como se estrutura o fazer jurídico, é um passo importante rumo à equidade no sistema judiciário e na formação de uma nova elite negra brasileira”, celebra.
A excursão faz parte do conjunto de iniciativas da UZP voltadas à promoção da equidade racial no poder judiciário e à inclusão de novos protagonistas nos espaços de decisão do país.
Sobre a Universidade Zumbi dos Palmares
Comemorando 21 anos de história, a Universidade Zumbi dos Palmares é a primeira e única universidade com foco na inclusão da população negra no ensino superior brasileiro. Reconhecida por sua atuação em prol da igualdade racial, a UZP é referência nacional em ações afirmativas, inovação social e compromisso com a justiça e a diversidade.







