Igualdade Racial, Inclusão e Equidade: A Responsabilidade das Lideranças Empresariais

 

O Reitor José Vicente conduziu a mesa do Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial 2024, que aconteceu nesta segunda feira (18) no prédio da FIESP.

Para Vicente, foi um momento de profunda reflexão e responsabilidade.

Organizado pela *Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial*, o evento reuniu grandes líderes e representou um marco no compromisso de empresas e instituições com a promoção da igualdade racial no mercado de trabalho. Este movimento, presidido pelo doutor Raphael Vicente, diretor acadêmico da Universidade Zumbi dos Palmares, busca transformar o ambiente corporativo por meio de ações afirmativas e estratégias inclusivas.

José Vicente lembra que _”Estar ao lado de lideranças como Ana Cecília (Vivo), Ana Cristina Garcia (Banco do Brasil), Carla Bellangeri (KPMG), Renato Rosa (Correios), Marcelo Magalhães (Deloitte), Marcelo Pimentel (GPA), Marcelo Tardin (Grupo Carrefour Brasil), Rodrigo Visentini, Alfredo Kober (ICL Group), Alfredo Laila Meto (Sompa), Fábio C. Leite (Dupont), Gustavo Bruno (Mars), Kleytton Morais (Fundação Banco do Brasil), Luiz Sérgio (EY), Marco Castro (PwC), Ricardo Neves (NTT Data) e Suelma Rosa (PepsiCo), foi não apenas um privilégio, mas também um compromisso de avançarmos na pauta da igualdade racial e da inclusão.”

A mesa trouxe discussões ricas sobre a intencionalidade das ações afirmativas e as experiências positivas já implementadas no mundo corporativo. Cada relato evidenciou o impacto de políticas efetivas de inclusão e equidade racial, destacando como essas práticas podem transformar o ambiente interno das organizações e promover uma mudança significativa na sociedade como um todo.

A diversidade e a inclusão não são apenas valores éticos, mas componentes estratégicos para o sucesso empresarial. As organizações que colocam a equidade racial no centro de suas operações se destacam pela inovação, pela resiliência e pela capacidade de entender e atender melhor o mercado. As práticas compartilhadas por líderes como Alfredo Kober, Alfredo Laila Meto, Fábio C. Leite, Gustavo Bruno, Kleytton Morais, Luiz Sérgio, Marco Castro, Ricardo Neves e Suelma Rosa demonstram que é possível alinhar o compromisso com a equidade racial aos objetivos de crescimento e sustentabilidade das empresas.

Neste Fórum, foi reforçado a importância de transformar boas intenções em ações concretas e sustentáveis. A inclusão e a equidade racial precisam ser prioridades permanentes nas políticas corporativas, sendo implementadas de forma sistêmica e monitoradas continuamente.

Para o reitor, a Universidade Zumbi dos Palmares, em conjunto com a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, seguirá na linha de frente desta luta, promovendo diálogos, incentivando ações afirmativas e trabalhando incansavelmente para construir um Brasil mais justo, inclusivo e equitativo para todos.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp