Zumbi dos Palmares Unidos de Filhos do Zaire

O envolvimento da Zumbi com os mais importantes aspectos culturais fez surgir uma importante iniciativa: o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Zumbi dos Palmares Unidos de Filhos do Zaire.

A Universidade Zumbi dos Palmares leva a sério todos os aspectos da cultura afro-brasileira, então para além de oferecer ensino de qualidade, ela também possibilita aos seus estudantes participar da escola de samba parceira da instituição, que é conduzida por Rejane Romano, jornalista, especialista em Mídia e Cultura, pela Universidade de São Paulo e cofundadora da agremiação.

A Zumbi Zaire, como é carinhosamente chamada, é filiada à União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) e está no grupo de Acesso de Bairros 2, que desfila no sambódromo da Vila Matilde.

No Carnaval de 2023, a agremiação ficou em terceiro lugar e para o Carnaval 2024 levará para a avenida o enredo: Um dengo às rosas pretas, que se trata de homenagem as mulheres pretas. A escola de samba quer, por meio das histórias de Rosa Parks e Rosa Maria Egipcíaca, mostrar a importância dessa parcela da sociedade para que a evolução civilizatória ocorra.

A expectativa é que seja um grande carnaval. A estadunidense Rosa Parks (1913-2005) teve fundamental relevância para a abolição da segregação racial nos Estados Unidos. A afro-brasileira Rosa Maria Egipciaca, por sua vez, foi a pessoa que escreveu a Sagrada Teologia do Amor Divino das Almas Peregrinas, o mais antigo livro produzido por uma mulher negra na história do Brasil.

Ter uma escola de samba é somente uma das atividades relacionada à cultura afro-brasileira no rol de possibilidades da Zumbi.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp