Evento em Homenagem ao Dia de Tereza de Benguela marca os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares
O 1º Julho das Pretas promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares chega num dia emblemático e carregado de significados.
A data escolhida para o primeiro Encontro em Homenagem ao Dia de Tereza de Benguela, 24 de julho, antecede o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, celebrado em 25/07, e representa uma celebração significativa dos 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares.
Este evento visa destacar e fortalecer o protagonismo das mulheres negras, pretas e pardas em várias áreas, promovendo palestras, shows, workshops e uma feira de empreendedores, além do início das aulas no Colégio Técnico Dandara dos Palmares.
Com o objetivo de inspirar e educar, a programação busca promover a visibilidade de líderes e empreendedoras negras, enquanto discute aspectos essenciais como igualdade de gênero, inclusão social e valorização do protagonismo feminino. Esta iniciativa não apenas reconhece a importância histórica e contemporânea das mulheres negras, mas também contribui para o fortalecimento da identidade cultural e para a promoção de uma sociedade mais justa e equânime em termos de raça e gênero.
Confira a programação:
Palestras :
– O “Ser Mulher Negra” ao longo das gerações?
– Interseccionalidades do Feminismo
Workshops: Saúde da Mulher Negra, Estética da Mulher Negra, Relacionamento Afetivo, Empreendedorismo, Mercado de Trabalho, Ancestralidade e religiosidade, Maternidade Preta e Direito e acolhimento de mulheres negras.
Show Artístico e Feira de Empreendedorismo, organizada sob curadoria da Confraria dos Pretos
1º Julho das Pretas acontece no dia 24 de Julho de 2024, a partir das 18h, no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, localizada à Av. Santos Dumont, 843 – Bom Retiro, próximo a estação Armênia do Metrô.
A entrada é gratuita e para participar basta se inscrever no link: https://forms.gle/wuncgnZxYSj54UDM7