Saúde é um direito, não um privilégio

Iniciativas como ‘Saúde sem Racismo’ e a atuação da Universidade Zumbi dos Palmares buscam transformar desigualdades em inclusão efetiva.

Quando falamos de acesso à saúde, é indiscutível que se trata de um direito de todos, como descrito na Constituição federal de 1988, mas nem sempre, a distribuição desse direito é justa e efetiva.

Homens, mulheres e crianças negras e periféricas, em maioria, não têm acesso pleno à saúde. As dificuldades são diversas e vão desde condições socioeconômicas a menor acesso a exames e tratamentos especializados e para além disso há a possibilidade de sofrer algum tipo de discriminação durante os atendimentos. Um estudo revela que 11,9% dos usuários negros já se sentiram discriminados em serviços de saúde.

Além da estrutura, o racismo institucional também precisa ser enfrentado. Relatos de discriminação, demora no atendimento e invisibilidade de doenças que afetam majoritariamente a população negra, como a anemia falciforme, são exemplos de como o sistema de saúde ainda reproduz desigualdades históricas.

Estudos apontam que mais de 70% da população negra depende exclusivamente do SUS, enquanto parte significativa da população branca consegue recorrer a planos privados. Essa discrepância revela como desigualdades sociais e econômicas influenciam diretamente a forma como o direito à saúde é exercido.

Outro ponto crítico é a distribuição desigual de equipamentos de saúde pelo país. Enquanto regiões centrais e mais ricas contam com hospitais modernos e maior número de profissionais, comunidades periféricas e rurais lidam com escassez de leitos, falta de médicos e longas distâncias até o atendimento.

Para que a saúde seja de fato um direito e não um privilégio, é fundamental investir e reforçar políticas de equidade, a fim de combater o racismo no atendimento. 

O Ministério da Saúde desenvolveu a iniciativa “Saúde sem Racismo” com  o intuito de reforçar o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) como instrumento de inclusão e justiça social. 

A Universidade Zumbi dos Palmares (UZP) atua orgulhosamente como agente de conscientização e transformação social, para além do ensino superior, promovendo debates sobre cidadania e inclusão. Seus projetos de pesquisa e extensão tem o propósito de conhecimento também sobre a saúde da população negra por meio de políticas afirmativas, que impactam decisões comunitárias e governamentais. Assim, a UZP reafirma seu papel na construção de uma sociedade mais justa, democrática e consciente.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp