Compromisso da empresa reforça ações de conscientização e combate ao racismo, promovendo inclusão e respeito
A TIM, operadora de telefonia, é mais uma empresa a aderir ao Procon Racial do Procon-SP, uma iniciativa em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares para combater e prevenir o racismo nas relações de consumo.
O Procon Racial é uma ferramenta fundamental para reafirmar os direitos de todos os consumidores e com isso a TIM se compromete a adotar algumas ações importantes como:
• Afixar a placa indicativa com os 10 princípios para enfrentar o racismo nas relações de consumo pelas instalações da empresa e locais de grande circulação de pessoas (colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes);
• Disseminar virtualmente os 10 princípios no site oficial e nas redes sociais;
• Participar de curso de capacitação gratuito de letramento em questões raciais;
• Adotar como critério de contratação e de aperfeiçoamento de pessoal, meios de capacitação em letramento racial;
• Incentivar outros fornecedores e parceiros a aderir aos 10 princípios.
A assinatura da adesão aconteceu nesta segunda-feira, 13 de maio, data importante para a luta contra o racismo no Brasil, já que marca os 136 anos da abolição.
O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Professor José Vicente, ressaltou a luta permanente e a importância para a conscientização da importância que uma ferramenta como o Procon Racial representa.
Ele também ressaltou o trabalho de “acolhimento psicológico e assistência jurídica que as situações de racismo nas relações de consumo geram e que complementam o atendimento oferecido pelo Procon-SP”, além da possibilidade de mediação de conflitos com fornecedores, que também está disponível aos consumidores que se sentirem prejudicados.
Para saber os 10 princípios do Procon Racial, clique aqui