Zumbi realiza evento em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Palestra com personalidades acontece a partir das 19 horas no auditório da universidade

 

Dia 21 de março é o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, data em quem ocorreu o massacre de Shaperville, no ano de 1960, na África do Sul. Para refletir sobre a situação de pessoas negras na atualidade a universidade Zumbi dos Palmares irá realizar, a partir das 19 horas, no auditório do campus da instituição, localizado na Av: Santos Dumont, 843 – Ponte Pequena, palestra com personalidades.

Participarão do evento: Valéria Martim, gerente de pessoas e D&I agência África; Adriano Sato, diretor de Criação Associado e Redator na agência África; Lucineia Rosa dos Santos, advogada militante nas áreas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho e Previdência Social e Direito do Consumidor.

 

Todos são convidados para este importante diálogo a fim de pensar possíveis caminhos na luta antirracista e em prol da evolução de ações afirmativas para equidade da população negra. “Nestes 20 anos de história, a Zumbi tem se dedicado, incansavelmente, a mudar o cenário que exclui e vitimiza pessoas negras. Acreditamos que por meio de diálogos como esse podemos (re)pensar estratégias para suprimir a vulnerabilidade da população negra e o crescimento real deste país, a partir da inclusão”, destaca o reitor da universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

 

Na ocasião, acontece ainda um Ato de Desagravo em apoio à USP pela questão de heteroidentificação. O dia marca ainda o início às comemorações dos 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares.

 

Sobre o Massacre de Shaperville

 

Em 21 de março de 1960, em Johanesburgo, na África, 20 mil negros protestavam contra uma lei de segregação racial que limitava os lugares por onde pessoas negras podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão resultando na morte de 69 manifestantes. Outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville.

Em 1996 a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o dia 21 de março como um dia de luta contra a discriminação racial.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp