Zumbi repudia o racismo no ambiente escolar

Episódio com filha de Samara Felippo requer ações

Recentemente se tornou público que uma criança de 14 anos foi vítima de racismo na escola particular Vera Cruz, uma das mais caras da cidade de São Paulo, localizada no bairro de Pinheiros, na zona oeste.

Segundo a mãe da criança, a atriz Samara Felippo, duas alunas do 9° ano pegaram um caderno da sua filha, que é negra, arrancaram as folhas e escreveram uma ofensa de cunho racial em uma das páginas. Na sequência, o caderno foi devolvido aos achados e perdidos.

Sobre o tema, vejamos os dados de uma recente pesquisa:

O Relatório ‘Viver em SP: Relações Raciais’ apontou que 75% percebem o racismo de forma mais acentuada em faculdades e escolas e acham que há diferença no tratamento entre negros e brancos.

O estudo perguntou aos entrevistados quais seriam as medidas que mais contribuem para o combate ao racismo na cidade de São Paulo:

50% das pessoas escolheram aumento da punição aos atos de injúria racial e 38% falaram que debater e incluir o tema no currículo escolar é a maneira mais efetiva de combater o racismo

No mesmo sentido, o que era uma suspeita foi confirmado: 64% dos brasileiros dizem que racismo começa na escola.

Levantamento divulgado pelo Ipec, Instituto de Referência Negra Peregum e Projeto SETA, em 2023, mostrou ainda que 81% da população entre 16 e 24 anos afirmam que o Brasil é um país racista

O ambiente escolar é apontado por 64% dos brasileiros entre 16 e 24 anos como o lugar onde mais sofrem racismo. Mulheres negras são maioria (63%) entre os que afirmam enxergar a raça como a principal motivadora de violência nas escolas.

Essas pesquisas denotam que algo precisa ser feito urgentemente, como forma de apoiar as vítimas de racismo, a Universidade Zumbi dos Palmares possui o serviço “Acolhe” que presta atendimento jurídico e psicológico.

O Acolhe está disponível para atender à comunidade, com agendamento prévio através do telefone: (11) 3325-1000 ramal 139, e-mail: [email protected]  ou diretamente no campus da Zumbi, localizado na Av.: Santos Dumont, 843, no bairro da Ponte Pequena, em São Paulo/SP.