Mudanças Na Educação Superior Na Pandemia

Mudanças Na Educação Superior Na Pandemia – Estão nesse artigo, confira.

 

Sem sombra de dúvidas o ano de 2020 e 2021 trouxe muitas mudanças para a educação, principalmente em relação a adaptação ao uso de ferramentas tecnológicas. Já é nítido que no século XXI teríamos uma sociedade cada vez mais conectada a realidade virtual, mas a pandemia trouxe essa aceleração. Uma vez que as pessoas ficaram em casa e a conexão com o ensino foi através das plataformas digitais.

Em contrapartida, esse tempo mostrou o nível de desigualdade vivida em sociedade, onde muitas pessoas sequer têm acesso a internet, ou possuem aparelhos digitais como o notebook ou o celular. Pois de acordo com uma análise realizada pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2021, 55% dos alunos não tinham acesso a internet em aulas remotas.

As escolas e faculdades se querem aderir ao modelo de ensino para o futuro da educação precisam ter infraestrutura, e também ter ações de mudanças para estar dentro das tendências

 

educacao-superior-na-pandemia
educação-superior-na-pandemia

 

  1. Gestão Colaborativa

    Buscar criar uma conexão entre alunos e a equipe gestora da escola é uma visão que vem se ampliando e que será o futuro da educação, auxiliando estudantes com incentivo a continuidade nos estudos, e fazendo o uso de tecnologia para definir prioridades no atendimento aos alunos.

 

  1. Aprendizagem personalizada

    Quanto mais nossa sociedade cresce em amplos sentidos, ela fica cada vez mais complexa de ser vivida e estudada. Portanto, é importante entender como funciona o aprendizado de cada pessoa e usar ferramentas que possibilitem com que o aluno entenda melhor o conteúdo. Por isso, a tendência é que cada vez mais haja um aprendizado personalizado.

 

  1. Humanização do atendimento

    Como já falamos de colaboração, personalização, tudo isso está relacionado a humanização. Ou seja, onde alunos e universidade estão cada vez mais juntos. Isso também engloba promover terapias familiares, conselhos e tudo o que envolve o lado também emocional humano. Portanto, também é importante promover

 

  1. Lifelong Learning

    Lifelong Learning é o conceito de aprendizado sem tempo para acabar, ou seja, que dura ao longo de toda a vida. Trazer esse conceito é mostrar e preparar os alunos para que mesmo depois que seu curso termine, que ele busque sempre novos conhecimentos, pois, afinal, no tempo que estamos vivendo tudo muda muito rápido, é preciso ser flexível e aberto para sempre aprender. Já trabalhar essa visão dentro do ambiente escolar, já prepara os estudantes para o futuro.

 

  1. Ensino A Distância

    O EAD já existia antes mesmo da pandemia, mas se intensificou durante esse período e é uma tendência que veio para ficar. Por razões de não precisar se locomover, ser flexível em questão de horários para quem trabalha, preço dos cursos em EAD geralmente são mais baratos. Todos esses motivos, entre outros, são importantes para que as pessoas prefiram esse modelo de aprendizado.

 

  1. Ensino Híbrido

    Assim como o EAD, a pandemia também evidenciou outro modelo de aprendizagem e até mesmo de trabalho, o híbrido. Esse modelo consiste em intercalar alguns dias estudando presencialmente, e outros online, uma maneira de equilibrar o ensino a distância e o presencial. Assim não se abre mão de um, nem de outro, mas se estuda das duas maneiras, esse modelo tende a se perpetuar.

 

  1. Recursos digitais

    É impossível falar de tendências se não englobarmos os recursos digitais, como plataformas digitais, softwares, aplicativos que contribuem para um aprendizado cada vez mais personalizado e didático. Portanto, a tendência é que além do uso desses recursos digitais, que eles também sejam cada vez mais otimizados.

 

 Diante de todas essas novidades, se você quer começar os seus estudos essa é a fase do ensino onde temos várias maneiras onde se pode adquirir conhecimento e enfim conseguir chegar onde deseja profissionalmente.

Quer conhecer mais assuntos relacionados ao 6 Tendências que seguem na educação em 2022.  Fundação Telefônica Vivo. 2022. Disponível no site da Fundação Telefônica Vivo

 

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog para ficar por dentro das novidades universitárias. 

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!