Mudanças Na Educação: Atualização Nos Padrões De Segurança No Enem

Na segunda-feira, no dia 4 de Julho, a portaria do MEC (Ministério da Educação), instituiu o comitê de governança para o Exame Nacional do Ensino médio a partir de 2024, regulando as práticas da gestão de risco.   Essas mudanças tem como objetivo trazer maior transparência e segurança. Dentre essas transformações a criação de um colegiado composto por 12 membros. Com diretrizes nas quais, a III consiste em propor mecanismos de gestão de riscos, de privacidade, governança de dados. E de outros temas que tenham relevância na aplicação da prova. Isso é importante para proporcionar as pessoas que vão fazer a prova, maior segurança.

 

Outras diretrizes como monitoramento de plano de ação para implementação do enem. Iniciativas que ajudam nas melhores práticas de governança. Mecanismos de gestão de riscos. Monitorar as matrizes dos instrumentos do enem. Acompanhamentos de atividades para aplicação da prova. Criação ou exclusão de grupos de trabalhos. Laboração de regimes internos, entre outros.  Sendo assim, a equipe deve se reunir a cada trimestre para discutir e colocar em prática o que deve ser feito, e será um serviço público não remunerado.

 

Mudanças Na Educação Nos Últimos Anos

Nesses últimos anos a educação tem vivido diversas transformações nas diretrizes curriculares. A Base Nacional Comum Curricular foi modificada e a lei n°13.415/2017,  aumentou o tempo mínimo dos estudantes na escola de 800 horas para 1000 horas anuais. Isso é porque existem agora na base curricular os itinerários formativos. Que são a escolha de disciplinas, projetos, oficinas no qual o estudante tem a opção de melhorar o conhecimento, aprofundando-se em sua área de interesse.

 

A inovação na educação começou nesse primeiro semestre de 2022 e deve estar concluída em 2024. Segundo o Ministro da Educação Victor Godoy Vega, ““Os parâmetros que apresentamos para o novo Enem, que será aplicado a partir de 2024, foram cuidadosamente elaborados por nossos técnicos e legitimados por meio de um processo intenso de negociação entre os secretários de educação dos estados, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Conselho Nacional de Educação (CNE). Das representações dos sistemas de educação superior, da educação profissional e tecnológica e das escolas privadas.”.

Dessa forma, as expectativas dos jovens de entrarem na área que desejam tendo o incentivo do próprio sistema de educação acontecerá. Contudo, cada vez mais teremos jovens mais especializados na profissão que querem seguir.

 

 

Prova Do ENEM De Acordo Com O Novo Ensino Médio

A prova será de acordo com dois instrumentos, a princípio, o geral. Que é para avaliar as capacidades básicas do estudante, portanto, as disciplinas de português e matemática farão parte desse processo que serão para todos os participantes. Já o outro é feito por 4 blocos do qual o participante poderá escolher um deles e realizar a prova de acordo com os itinerários formativos. De acordo com sua trajetória formativa e o que quer seguir em sua formação superior.

 

Como Os Alunos Enxergam As Mudanças Na Educação

Muitos alunos já questionavam o sistema educacional por suas falhas. Enquanto há opiniões de que a escola deveria incentivar e ter o suporte para que os alunos escolham o que gostam. Em contrapartida, há dúvida sobre se essa escolha deve ou não acontecer. Um levantamento feito pelo instituto FSB pesquisa teve a resposta de 2 mil jovens sendo divididos entre estudantes tradicionais e da nova modalidade e 78% dos estudantes do novo ensino médio estão otimistas em relação ao futuro profissional. Enquanto 68% dos estudantes do modelo tradicional estão satisfeitos com o futuro profissional.  E a pesquisa também mostrou que 77% dos estudantes do novo ensino médio estão satisfeitos com a escola. Enquanto 70% dos que estudam no modelo tradicional estão satisfeitos com a escola.

Seja contra ou a favor dessas mudanças, entre os prós e os contras existentes, a realidade é que o sistema educacional está mudando. E é importante que você busque se preparar para o ENEM. Pois com a sua nota terá a chance de conseguir bolsas parciais ou integrais nas mais diversas faculdades.

Na Zumbi dos Palmares é possível conseguir grandes descontos com a nota do ENEM e os preços dos nossos cursos são super acessíveis. A Zumbi é uma universidade que busca promover a inclusão de pessoas negras e de baixa renda ao ensino superior.

 

Quer saber mais sobre a nossa universidade? Acesse o site

 

 

 

 

 

 

 

Sua opinião!

Gostou do artigo? Quero muito saber a sua opinião. Escreva um comentário!